quarta-feira, 26 de junho de 2019

ESCRITORES TAUBATEANOS ... PÉRICLES NOGUEIRA SANTOS (POETA)


HOJE, REGISTRAREI NESSE BLOG, A VIDA E OBRA, DO GRANDE POETA TAUBATEANO PÉRICLES NOGUEIRA SANTOS. O PROFESSOR PÉRICLES, COMO O CONHECI QUANDO FUI SEU ALUNO NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS, NO GINÁSIO OLEGÁRIO DE BARROS, FOI, SEM DÚVIDA ALGUMA UM OS MAIORES POETAS DE NOSSA TAUBATÉ. TIVE TAMBÉM A HONRA DE SENTAR AO SEU LADO COMO ACADÊMICOS DA ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS.

SOBRE SUA VIDA, DO LIVRO: ESFERAS TRANSFINITAS - POESIAS
PÉRICLES NOGUEIRA SANTOS NASCEU EM PARAIBUNA, EM 06 DE SETEMBRO DE 1916, FILHO DE AURÉLIO SILVA RAMOS E DE MARIA EUGÊNIA NOGUEIRA. CONCLUIU O CURSO SECUNDÁRIO NO ANTIGO GINÁSIO DO ESTADO, NA CIDADE DE SÃO PAULO. MAIS TARDE, ENTRANDO NA POLÍCIA MILITAR PAULISTA ASCENDEU AO POSTO DE TENENTE CORONEL, PATENTE ESTA COM QUE SE APOSENTOU.
ADVOGADO, FORMOU-SE EM PRIMEIRO LUGAR, NA PRIMEIRA TURMA QUE CURSOU A FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA ATUAL UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ. PROFESSOR, LECIONOU NO COLÉGIO OLEGÁRIO DE BARROS, NA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL E DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNITAU, ONDE MINISTROU AULAS DE DIREITO DO TRABALHO. PUBLICOU OS LIVROS: "LÂMPADAS VOTIVAS",1945, "ORAÇÕES PAGÃS",1958, "SOL PRETÉRITO",1992, 'POEMAS DA TERRA E DO INFINITO",1994, "FLAUTAS INVISÍVEIS",2001, "ESFERAS TRANSFINITAS",2002,(AMBOS DEPOIS DE SEU FALECIMENTO).
RESIDIU EM TAUBATÉ POR SESSENTA ANOS, ONDE SE CASOU COM A SENHORA IGNEZ OLIVEIRA SANTOS, CO QUEM TEVE QUATRO FILHOS.
AUTOR DA 'COLETÂNEA DE POETAS DE TAUBATÉ"-1976, TAMBÉM NAQUELE ANO COMPETINDO COM SESSENTA POETAS BRASILEIROS FOI VENCEDOR POR CONCURSO PÚBLICO DA ESCOLHA DO HINO OFICIAL DE TAUBATÉ, CUJO JULGAMENTO FOI REALIZADO PELA ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS.
OCUPOU COM MUITA HONRA A CADEIRA DE NÚMERO DEZOITO DA ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS, ONDE FOI HOMENAGEADO CARINHOSAMENTE NO ANO DE 2001.
POSSUÍA UM FORTE SENSO PATRIÓTICO, ORGULHANDO-SE POR PERTENCER A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, TENDO PARTICIPADO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 E HAVENDO RECEBIDO A "MEDALHA COMEMORATIVA DO SESQUICENTENÁRIO" POR RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À CORPORAÇÃO DA P.M. S. PAULO.
SEU ESPÍRITO PORÉM, ERA ESSENCIALMENTE POETA, "SUA TÔNICA SEMPRE FOI A BUSCA DO BELO - NA NATUREZA, NOS SERES, EM SEUS POEMAS, NA SUA VIDA". SEUS POEMAS, ALÉM DA PARTE FORMAL PERFEITA, RESCENDEM A LIRISMO E BELEZA, E POSSUEM UMA DELICADA VARIEDADE TEMÁTICA.
ALÉM, E ACIMA DE TUDO ISTO, PÉRICLES NOGUEIRA SANTOS FOI UM HOMEM BOM, UM CORAÇÃO REPLETO DE AMOR AOS SERES, UM PAI MARAVILHOSO, UM ESPÍRITO ILUMNADO.

"POETA DE ORAIS RETÁBULOS,
GARIMPA OS TERMOS NAS LAVRAS...
E, BRINCANDO COM OS VOCÁBULOS,
FAZ O QUE QUER DAS PALAVRAS!"

FEZ A SUA PASSAGEM PARA OUTRA DIMENSÃO MANSAMENTE, NO DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2001, E NOS DEIXOU COM UMA SAUDADE INFINITA.

REALIDADE ...DO LIVRO ESFERAS TRANSFINITAS - PG.49

QUEM NA VIDA SÓ TEVE DESENGANOS
CRUÉIS COMO OS QUE TIVE E AINDA TENHO,
SÓ PODERÁ CANTAR LOUCOS ENGANOS
COMO CANTO COM A LIRA QUE SUSTENHO.

QUEM PALMILHA CAMINHOS TÃO INSANOS
COMO DE HÁ MUITO PALMILHANDO VENHO,
VIVERÁ QUAL UM BANDO DE CIGANOS...
DE HÁ MUITO QUAL CIGANO ME MANTENHO.


CANSADO E TRISTE DE AMARGURAS TANTAS
AS ILUSÕES ACALENTEI... E QUANTAS!
VENCIDO EMBORA PELOS DESENGANOS...


E AGORA ESSES RETALHOS DE QUIMERAS
SÃO TUDO O QUE RESTA DESSAS ERAS
QUE SE PERDERAM NA MUDEZ DOS ANOS!

LER OS POEMAS DO POETA PÉRICLES NOGUEIRA SANTOS É, COMUNGAR COM AS MARAVILHAS DA NATUREZA E DO LIRISMO DAS BELAS MULHERES.

Um comentário:

  1. Aldo, também tive um professor de Língua Portuguesa que me marcou muito! Foi no antigo oitavo ano ginásial. Lembro-me como se fosse hoje de suas aulas! Retumba em mim as palavras dele explicando que "vultuoso" é aquele portador de vultuosidade - enfermidade -,e que vultoso, esse sim, é o termo certo para representar algo grande, de vulto. Nada de dizer, portanto, que "o bigode de fulano é vultuoso". Saudades do mestre! E que beleza de poema do professor doutor Péricles Nogueira Santos! Como percebi, seu mestre também lhe deixa muitas saudades! Justa e bela homenagem, parabéns a ambos!

    ResponderExcluir