quinta-feira, 29 de outubro de 2009

T TUDO

Que maneira simples
encontrei de exprimir
os sentimentos que ensejas
em meu coração:
Não preciso de dicionário,
nem mesmo de belas palavras,
ou de um vocabulário rico,
não, nada disto preciso,
pois, pela imensidão deste amor,
pela infinita vontade de te possuir,
pela duradoura paz que me dás,
é que afirmo inexoravelmente
Te amo... Te adoro...
Enfim, T TUDO!

Do livro de poemas: AMOR, AMOR, AMOR, ETERNA PAIXÃO
127 pg -1995 - 2a. edição
Aldo Aguiar

SAUDADES

Saudades, infinitas saudades.
Amor, onde estás neste instante?
Uma lágrima aflora titubeante,
E despenca molhando-me o rosto...
Amarga, umedece-me os lábios que
Doloridos. chamam teu nome!
Neste instante eu choro, choro
De saudades... Infinitas saudades.
( Amor, Amor, Amor... Eterna Solidão)
Livro de Poemas- 112 pg - 1994

DIA NACIONAL DO LIVRO

Comemora-se hoje em todo o Brasil o "DIA NACIONAL DO LIVRO". É muito salutar sabermos que o nosso querido "livro" têm um dia dedicado a si, porém, cumpre registrar o desinteresse que a maioria da população faz do seu uso. Sabemos das dificuldades que o "leitor" brasileiro encontra para fazer da leitura um hábito; o que ocorre em países desenvolvidos, onde a leitura é fator marcante no dia a dia do cidadão. Isto para não falarmos da ausência marcante de LIVRARIAS, nas pequenas e médias cidades. Haja visto que em minha cidade, TAUBATÉ, têm apenas uma livraria de porte médio; isto para uma cidade universitária e com mais de 250 mil habitantes. O que concorre para ajudar um pouco esta anormalidade cultural são alguns sebos que fornecem livros já manuseados a um custo acessível para nós, brasileiros sem poder aquisitivo ideal para uma vida digna. O preço de livros novos, pela política cultural do governo, torna-os praticamente impossível de fazerem parte da estante da população. Um romance não sai por menos de R$ 45,00. Quem consegue na atual crise financeira dispor desta importância para viver uma aventura, enquanto no lar outras prioridades se tornam frementes? Seria maravilhoso se existisse uma política cultural voltada para a classe menos favorecida ( A fatia maior da população brasileira). Já pensaram se encontrássemos nas Livrarias obras famosas ou não a um custo acessível? Certamente seríamos um povo mais culto; mais civilizado e evidente mais adiantado. Sonhar, é o que nos resta no momento, quando a dura realidade nos mostra que o governo está mais empenhado em promover atos estritamente políticos( rendem votos) de que ações que promovam a cultura. De qualquer maneira, "VIVA" ( nos seus sentidos) O DIA NACIONAL DO LIVRO.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

APENAS UMA ENCRUZILHADA.

Caminhar, caminhar e caminhar.
Caminhar sempre e deixar que o vento nos leve.
Leve e solto trafegamos por caminhos outros.
Outros são os motivos que nos levam a caminhar.
Caminhar de cabeça baixa ou altiva, não importa.
Importa, sim, manter o peito à frente, nu, sem couraça.
Couraça se forma quando evitamos o que nos reserva o caminho.
Caminho que pelo tempo recebeu milhares de pegadas.
Pegadas... algumas ficam impregnada no pó, outras não.
Não deixarei que o vento incessante desmanche minhas marcas.
Marcas daquilo que carrego dentro do peito e entorno da alma.
Alma cansada de vagar por caminhos que levam a lugar nenhum.
Nenhum passante ou mesmo um andarilho me acompanha.
Acompanha-me somente os amores e desamores que tenho vivido.
Vivido sonhos de quimera, meu coração agoniza nos passos trôpegos.
Trôpegos eu e minha alma estamos há muito perdidos na trilha.
Trilha que me recebe sem dó nem piedade... uma reta sem fim.
Fim de um romance que por um século se mostrou rocha ígnea.
Ígnea se transformou os sentimentos daquela que muito amo.
Amo, ainda que sofra os percalços empreendidosnuma rota estéril.
Estéril se mostra o futuro que me aguarda no fimal deste caminho.
Caminho por uma eternidade... Enfim econtro uma encruzilhada.
Encruzilhada que certamente já desnorteou outros caminhantes.
Caminhantes, eu, e minhas alma, quedamos perante o desconhecido,
Desconhecido são os desvios que a encruzilhada nos oferece.
Oferece, quem sabe um caminho para o amor e outro para a tristeza.
Tristeza sai de mim e deixa-me escolher o norte do amor perene.
Perene é a garoa que cai sobre mim e molha o caminho.
Caminho, caminho e caminho e no fim, apenas uma encruzilhada.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

AGRADECIMENTOS

AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS QUE TEM ACOMPANHADO O MEU BLOG, DEIXANDO SUAS CONSIDERAÇÕES, REGISTRO COM CARINHO E AMIZADE O MEU AGRADECIMENTO.

domingo, 25 de outubro de 2009

ADVERSIDADES

VIVO A VIDA COMO QUERO VIVER!
ADVERSIDADES? TENHO-AS EM VEZES SEM CONTA... MAS,
DANEM-SE ELAS!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CAPITÃO MARVEL E OS MORROS CARIOCAS

A minha infância ( e claro a dos meus conterrâneos nascidos nas décadas de 40 e 50) foi povoada pelos grandiosos heróis que me faziam sonhar e realizar feitos titânicos, só possíveis àqueles que possuíam poderes anormais. Assim é que, sonhei e vivi maravilhosas aventuras nas leituras do gibis do CAPITÃO MARVEL, do HOMEM BALA, do TARZÃ, do HOMEM ARANHA, do PRINCÍPE SUBMARINO, do IMORTAL FANTASMA E SEU CÃO CAPETO, do FLASCH GORDON, do TOCHA HUMANA , enfim, eram momentos de êxtase: Correr até o quarto, deitar na cama tendo o gibi às vezes novinho em folha; outras vezes roto de tanto ser manuseado. ( Eram trocados e passados de mãos em mãos.). Hoje, levantei saudoso da minha infância. Passei uma noite conturbada com terríveis pesadelos. Sonhei com os malévolos acontecimentos ocorridos recentemente na cidade maravilhosa. Guerra estre a polícia e os marginais. Abruptamente me veio à mente a imagem do imbatível CAPITÃO MARVEL e, então pensei comigo: " O que seria do CAPITÃO MARVEL", hoje, morando e voando sobre a cidade maravilhosa? Depois de muito matutar no assunto elenquei uma lista com os prós e contras para o meu ídolo. Eis elas:
PRÓS: 1. As belíssimas praias 2. As mulheres maravilhosas com seus fios dental 3. O Cristo Redentor 4. O chop gelado no Leblon 5 . Os shopings com as insinuantes cocotas 6. O restaurante " O PORCÃO" 7. Assistir do alto, dentre as nuvens, um FLA & FLU no estádio do Maracanã( Pena o Fluminense estar em derrocada) 8. No carnaval se deliciar com as magníficas escolas de samba no Sambódromo e as mulatas se requebrando...
CONTRA: 1. Ter que fazer plano do vôo e pedir autorização para a INFRAERO - 2. Os incontáveis urubus que dardejam n o céu carioca - 3. A interferência em seus poderes sobrenaturais por um fenômeno mais poderoso de que a KRIPTONITA : As ondas dos milhões de celulares - 4. O calor escaldante que sobe dos asfaltos das avenidas - 5. O barulho ensurdecedor dos milhares de automóveis . Estas são algumas das interferências comum do dia a dia, sem citar as dos morros cariocas que certamente lhe são mais brutais, ou, quem sabe mortais ( embora o conheçamos como imortal). Por exemplo: 1. Enfrentar projéteis de grande calibre ( Ná década de 50 e 60,. enfrentava espingarda de chumbo, balas calibre 22, 32 e no máximo 38, que resvalavam em seu peito de aço).Ah, agora, bazucas, metralhadora anti-aérea, projéteis ponto 50 , granadas , coquetel molotov 2. as gangs e o narcotráfico com suas fortunas imensas - 2. A linha vermelha ( Já pensou caro bloguista se ele se cansa de voar e resolve descansar na linha vermelha?) 3. Piscinão de Ramos ( Se vai se refrescar nas águas do Piscinão de Ramos é capaz de morrer sufocado pelo povão). 4 . Os marginais e trombadinhas das ruas( Pode ser que ele queira passear disfarçado de mortal à noite). Enfim, meus amigos, acredito que hoje em dia a cidade maravilhosa não esteja apta para receber nossos heróis. É bem melhor e seguro para eles permanecerem em segurança nas páginas manuseadas dos gibis. Ah, só para terminar: Já pensaram o HOMEM SUBMARINO para salvar um imprudente banhista mergulhar nas águas poluídas da Baía da Guanabara?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

COISAS DA VIDA II

Nova residência... novo lar!
De um instante para outro; num piscar de olhos eis-me habitando outras plagas. A vida não se cansa de nos reservar surpresas. Quando menos esperamos tudo se transforma; o que antes nos parecia um mar de rosas, sem mais nem menos, abruptamente , vira um mar revolto e, quase sempre nos pega desprevenidos. Às vezes ainda dá tempo de vestir um salva vidas, mas, a regra é a de que estejamos sempre nus. Cair no mar e ficar à deriva por um tempo ( espero que o meu não seja longo) é o que sempre acontece. Felizes daqueles que não são recebidos por um mar voraz, sequioso de corpos rotos. Meu lar... um jardim maravilhoso sempre à minha espera. Sou feliz dentro daquilo que me foi reservado. Breve, muito breve, recomeçarei minhas lides literárias. Idéias começam a se formar em meu cérebro. Como as lavas de um vulcão rompem com forças descomunais a cratera, assim meus pensamentos certamente romperão a cratera do vulcão adormecido que existe em mim... COISAS DA VIDA...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

COISAS DA VIDA

Coisas da vida... Deixei por uns dias de atualizar o blog por circunstâncias adversas a mim. Espero retornar nos próximos dias com toda a emoção e dedicação. Quando " coisas da vida" nos atingem o melhor a fazer é dar tempo ao tempo e seguir o caminho com passos firmes e confiança redobrada de que " O melhor está reservado a mim." Até breve.