quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

VIVENDO E APRENDENDO!

Em uma manhã ensolarada quando nós, os três amigos, estávamos tomando café na Dona Bella, eu, perguntei ao Dr. Laércio, procurando saciar uma curiosidade de tempos remotos se o número de casais jovens que procuravam a Justiça para pedirem divórcio estava aumentando, ou, não. Com a sua voz característica de um homem acostumado com litígios judiciais, alisou com calma até mesmo exasperante para nós o seu bem cuidado e charmoso bigode ( A la Dr. Jivago)e, sem maiores preâmbulos nos confidenciou o que reproduzo em sua íntegra.
-Caro amigo poeta Aldo e preclaro amigo Olívio, pelas minhas lides judiciais o que tenho notado é de que os que hoje procuram a nós, causídicos, para solicitarem o divórcio, estão na "melhor idade", se me faço entender...
_ Melhor idade ou já estão "prá lá de Marrakeshi", aparteou o Olívio.
Tanto faz, continuou o querido amigo Laércio - tanto faz, o que realmente importa é que já passaram dos 60...
_ E, por qual motivo, casais que já viveram uma "vida" juntos, resolvem sentar-se nos bancos dos tribunais esperando a decisão judicial? inquiri, ansioso pela resposta.
Mais uma vez, alisando o bigode, falou com propriedade e, o que nos confidenciou, nos deixou embasbacados.
Disse-nos ele:
_ Quando a velhice chega, chega com ela, vários sintomas que enfraquecem o relacionamento. Geralmente é a pressão alta; o reumatismo; a intolerância; a barriga volumosa (neste instante fiz cara de amuado); a surdez a próstata do tamanho de uma maçã, a lei da gravidade e, claro a perda progressiva da visão; a queda ( inevitável) da libido e tantas outras mazelas da "melhor idade"...
_ Mas, o que tem isso com os divórcios?, perguntou o Olívio.
Um amigo meu, médico oftálmo, continuou a explanação, disse-me de que quando atende casais de idosos em seu consultório,após proceder os exames e dar o diagnóstico ( receita para o uso de óculos com alto grau), é comum escutar, quando eles trazem os óculos para examinar, cada um, após usar o seu aparelho, se virar para o companheiro (a) e dizer: Pô, é com esse(a) tranqueira que estou convivendo no dia a dia? E, em seguida saem, dizendo que vão procurar um advogado para tratar do divórcio.
Ah, complementei: Em casa há muito tempo que escondi os óculos da minha consorte. Já o Olívio, só deu risadas. Mas, e, você, Dr. Laércio, perguntei à socapa - esconde os óculos da querida mulher?
Quando ele ia responder, aproximou-se da nossa mesa o Hans, proprietário do local falando blá,blá,blá... o que o livrou da confidência.
Quem sabe um dia ele nos conta.

Um comentário:

  1. Tres marmanjos que melhor faria ficarem em suas casas, brincadeira de mal gosto com os idosos e falta de respeito com suas senhoras.
    Biquinho Doce

    ResponderExcluir