quinta-feira, 30 de outubro de 2014

DIA DO LIVRO!


Hoje, comemora-se o Dia do Livro. Para os que são adeptos da leitura é um dia para ser reverenciado, porém, como sabemos no Brasil este hábito saudável não é incrementado no dia a dia dos leitores (poucos)pseudo-leitores (A maioria,infelizmente). Em outros países a leitura é disseminada com riqueza. Aqui já sabemos através de pesquisas de que o brasileiro não lê 2 livros por ano, dando as desculpas mais esfarrapadas que existem: preguiça mental, desmotivação, livros grossos, falta de tempo, preço do livro ect. Isto sem falar naqueles que quando se aventuram a ler um bom texto o fazem sentados na bacia da privada, o que não deixa de ser um avilte para o autor e para os personagens da trama. Cada um devia fazer a sua parte incentivando o hábito da leitura nas crianças e nos jovens que se dedicam a outros passatempos menos favoráveis à sua formação. Eu faço a minha parte diuturnamente publicando livros; fazendo projetos de leitura e emprestando livros, que quase nunca são devolvidos. Nesse mês que se finda dei entrada no TCC-TAUBATÉ COUNTRY CLUB de um projeto de criação e instalação de uma biblioteca para os sócios e seus filhos. Terei êxito? Espero que sim.
De qualquer maneira ,parabéns aos livros pelo seu dia.

domingo, 26 de outubro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL!


Tivemos hoje a eleição referente ao segundo turno. Após muita espera e ansiedade pelo resultado, o TSE, às 21 horas,noticiou que a candidata Dilma Roussef se reelegeu para mais um mandato de Presidente do Brasil. O que fazer? Gostando ou não, o trem segue pelos trilhos. Para uns é uma catástrofe; para outros é uma vitória. Assim é que funciona a democracia: tristeza de uns; alegria de outros. Quanto a mim, aposentado no magistério, vou levando a vida como dá. Para enganar um pouco o tempo, este verdugo implacável, me dedico à Literatura: leio ótimos livros; promovo projetos culturais e escrevo... quando me vem a inspiração. Se o Aécio tivesse saído vencedor eu continuaria da mesma maneira, como devo fazer agora: Lutar para sair vencedor nesta arena insípida e estéril que é representada pela cultura, sempre relegada a planos inferiores. Como disse Quincas Borba: Aos vencidos, ódio, compaixão; aos vencedores as batatas ( Romance Quincas Borba, de Machado de Assis). Quem sabe daqui a 4 anos o meu candidato sairá vencedor...E, eu levarei 1kg de batatas para ele. Estarei vivo para votar? Quem viver, verá!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PROJETO DE CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA NO TAUBATÉ COUNTRY CLUB!


É com muita alegria que entreguei nessa terça-feira que passou, o projeto de minha autoria sobre a criação e instalação de uma biblioteca no Taubaté Country Club. Para minha maior satisfação tive o apoio de todos os sócios aos quais eu solicitei que assinassem o projeto. É evidente que sempre um ou outro se posiciona contra e, se isso não acontecesse algo estaria errado. No projeto em questão somente um se posicionou contra, alegando que as bibliotecas estão em extinção, o que não deixa de ser uma "aberração" de sua parte.Mas, o que fazer, se levar em conta de que em Taubaté mais de 7.000 pessoas votaram no Titirica, até que está ótimo. Agora é esperar pelas providências da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo. A minha parte eu fiz. Para encerrar eu deixo uma frase do fenomenal cientista ALBERT EINSTEIN:

" O CÉREBRO QUE SE ABRE PARA UMA NOVA IDEIA, NUNCA MAIS VOLTA AO SEU TAMANHO ORIGINAL!"

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

UMA LEITURA AGRADÁVEL



Hoje, tive a grata felicidade de comprar na Nobel, aqui, de Ubatuba, o livro que por um bom tempo o estava procurando. Trata-se do excelente romance RATOS E HOMENS, de John Steinbeck, Prêmio Nobel de literatura. Deixo aqui uma breve resenha do romance para quem se interessar em lê-lo.
" Ratos e Homens, publicado originalmente em 1937, é uma obra-prima de John Steinbek (1902-1968) - UM DOS MAIORES ROMANCISTAS DO SÉCULO XX- e até hoje um dos livros mais lidos do autor.
George e Lennie são dois amigos bem diferentes entre si. George é pequeno,porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham de bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica da década de 30. Ganham pouco mais que comida e moradia. No caminho, encontram outros sujeitos pobres e explorados, mas também situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência.
Em Ratos e Homens, Steinbeck levou à maestria sua capacidade de compor personagens tão cativantes quanto realistas e de, ao contar uma história específica, falar de sentimentos comuns a todos os seres humanos, como a solidão e a ânsia por uma vida digna.
Um clássico sobre o doloroso período da Grande Depressão americana. Uma peça de ficção para ser lida e relida.

Como eu estava lendo o romance RESSUREIÇÃO, DE TOLSTÓI, dei uma parada e em poucas horas li o livro Ratos e Homens. Achei excelente. Ganhei meu dia.
O livro está às ordens para quem quiser lê-lo. Emprestarei com bom gosto. Basta apenas o leitor devolvê-lo após sua leitura. Nada de: "QUEM EMPRESTA É BOBO, E QUEM DEVOLVE, É LOUCO".

domingo, 12 de outubro de 2014

O CAIXÃO CUSTA MAIS CARO!



Esta crônica eu escrevo embalado nas palavras do meu amigo Dr. Laércio, que, em visita ao Uruguai e, na sacada do excelente hotel que escolheu para junto com sua consorte Cida, desfrutarem belos dias, afirmou: Estou contemplando as maravilhas de Montevidéu da sacada do apartamento, isto, porque, "O CAIXÃO CUSTA MAIS CARO!". O que ele quer dizer é o que sempre norteou os meus gastos quando viajo, ou mesmo, quando vivo o dia a dia: Ao saber o preço, eu digo para mim mesmo: O CAIXÃO CUSTA MAIS CARO!, e pago com a maior alegria e tiro o sentimento de miséria de mim; o sentimento de "pobreza", ou, como diz um Oftálmo, meu amigo "Miséria desnecessária". Assim é que, com o meu salário de aposentado vivo com sabedoria e gasto com alegria. Hoje, mesmo, estou de férias (eternas) em Ubatuba num belo apê que aluguei frente ao mar. Pago R$1.200,00 reais por mês e todo mês na hora de pagar eu digo :O CAIXÃO CUSTA MAIS CARO. Realmente, um bom caixão, digno de um poeta e Conselheiro do TCC não sai por menos de R$ 4.000,00 e o apê que me dá tanta alegria e paz no coração custa menos da metade. Estou errado? Tudo que me dá vontade de comprar ou de passear eu vejo se custa mais barato do que um caixão; se custa, realizo o meu desejo.Assim é,que, compro livros, compro viagens, almoço e janto em bons restaurantes, tomo excelentes vinhos e visto roupas adequadas à minha posição na sociedade Taubateana e, claro, desfruto de um belo carro automático e com ar condicionado (o caixão não tem).
Amigo leitor: sempre que tiver vontade de realizar um desejo e achar que é muito caro, satisfazê-lo, pense como eu e como o Dr. laércio e, aja, porque esta é a verdade maior - "O CAIXÃO CUSTA MAIS CARO!".

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PARA REFLEXÃO



" AS MENTES OBSCURAS CONSIDERAM IMPOSSÍVEL O PENSAR FAZER,
DO QUE, A NATURALIDADE, DO FAZER ACONTECER!"
Aldo Aguiar

" SOMENTE OS NÉSCIOS CONSEGUEM ANDAR NA CONTRAMÃO DA CULTURA!"
Aldo Aguiar

" SE O DINHEIRO DISPENDIDO EM BEBIDAS ALCOÓLICAS FOSSE REVERTIDO EM LIVROS , HOJE, NÃO TERÍAMOS TANTOS "TIRIRICAS" NO CONGRESSO NACIONAL!"
Aldo Aguiar

" PESSOAS INTELIGENTES NÃO FUMAM; PRESERVAM A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE!"
Aldo Aguiar