segunda-feira, 5 de agosto de 2019

GRANDES ESCRITORES ... LIMA BARRETO



NASCIMENTO: AFONSO HENRIQUES DE LIMA BARRETO, 13 DE MAIO DE 1881 - RIO DE JANEIRO, BRASIL - MORTE: 1 DE NOVEMBRO DE 1922 - RIO DE JANEIRO - BRASIL.

ESTILO E GÊNERO: MAIS IMPORTANTE CRONISTA DA VIDA CARIOCA DURANTE A REPÚBLICA VELHA E AUTOR DE ROMANCES DE FORTE CRÍTICA SOCIAL; INFLUENCIOU OS MODERNISTAS DE 1922.

SUA OBRA É INSEPARÁVEL DE SEU TEMPO. MULATO E MARGINAL EM UM BRASIL QUE ACABARA DE ABOLIR A ESCRAVIDÃO, CONVIVEU DESDE CEDO COM OS INTERNOS DA COLÔNIA DOS ALIENADOS, ONDE O PAI ( QUE DEPOIS ENLOUQUECERIA) TRABALHAVA. PASSOU A SOFRER DE DISTÚRBIOS MENTAIS, QUE NÃO O IMPEDIRAM, PORÉM, DE COLABORAR COM A IMPRENSA, COMO REPÓRTER E CRONISTA DE PRESTÍGIO. SUA OBRA, DESPREZADA POR MUITOS INTELECTUAIS, RETRATA OS COSTUMES E AS MISÉRIAS DO HOMEM COMUM NUMA LINGUAGEM COLOQUIAL. FOI SIMPATIZANTE DO ANARQUISMO E CRITICOU O UFANISMO E O NACIONALISMO. SEU LIVRO MAIS IMPORTANTE, "TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA", SAIU NA FORMA DE FOLHETIM NO JORNAL DO COMMERCIO.
O ALCOOLISMO AGRAVOU SEUS PROBLEMAS PSÍQUICOS, LEVANDO-O A SUCESSIVAS INTERNAÇÕES NO HOSPÍCIO NACIONAL, NO RIO DE JANEIRO.

PRINCIPAIS OBRAS:
ROMANCES

RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS CAMINHA, 1909
TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, 1915
OS BRUZUNDANGAS, 1923

CONTOS

O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS E OUTROS CONTOS, 1911

TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO: 501 GRANDES ESCRITORES - PG. 614

Nenhum comentário:

Postar um comentário