sexta-feira, 30 de agosto de 2019

GRANDES ESCRITORES - F. SCOTT FITZGERALD


F. SCOTT FITZGERALD (1896-1940) NASCEU NOS ESTADOS UNIDOS. O ESCRITOR INGRESSOU NA UNIVERSIDADE DE PRINCETON, MAS INTERROMPEU OS ESTUDOS PARA SE ALISTAR COMO VOLUNTÁRIO DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. EM 1920, INICIOU SUA CARREIRA LITERÁRIA COM A PUBLICAÇÃO DE "ESTE LADO DO PARAÍSO", ROMANCE QUE LHE ABRIU ESPAÇO EM PUBLICAÇÕES DE GRANDE PRESTÍGIO. NO MESMO ANO CASOU-SE COM ZELDA SAYRE, E EMBORA A RELAÇÃO DO CASAL FOSSE BASTANTE CONTURBADA, ZELDA TEVE GRANDE INFLUÊNCIA NA OBRA DE FITZGERALD. EM 1974, COM ROTEIRO DE FRANCIS FORD COPOLLA, "O GRANDE GATSBY" CHEGOU ÀS TELAS DE CINEMA COM ROBERT REDFORD E MIA FARROW NOS PAPÉIS PRINCIPAIS.

"O GRANDE GATSBY"

"HÁ DEZENAS DE ROMANCES QUE PODEMOS CONSIDERAR A GRANDE HISTÓRIA DE AMOR DO NOSSO TEMPO. MAS O GRANDE GATSBY É O ÚNICO COM ESTA DEFINIÇÃO VERDADEIRAMENTE ACERTADA"
THE GARDIAN

" SE ALGUM DIA VOCÊ FOI JOVEM E SE APAIXONOU, FITZGERALD ESCREVEU ESTE ROMANCE SÓ PARA VOCÊ."
O GLOBO

OBRA-PRIMA DE SCOTT FITZGERALD, O GRANDE GATSBY É O ÚNICO CLÁSSICO NORTE-AMERICANO DEFINITIVO SOBRE OS ANOS PRÓSPEROS E LOUCOS QUE SUCEDERAM A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. O TEXTO DE FITZGERALD É ORIGINAL E GRANDIOSO AO NARRAR A HISTÓRIA DE AMOR DE JAY GATSBY E DAYSE. ELA, UMA BELA JOVEM DE LOUSVILLE E ELE, UM OFICIAL DA MARINHA NO INÍCIO DE CARREIRA. APESAR DA GRANDE PAIXÃO, DAYSE SE CASA COM O INSENSÍVEL, MAS EXTREMAMENTE RICO, TOM BUCHANAN. COM O FIM DA GUERRA, GATSBY SE DEDICA CEGAMENTE A ENRIQUECER PARA RECONQUISTAR DAYSE. JÁ MILIONÁRIO, ELE COMPRA UMA MANSÃO VIZINHA À DE SUA AMADA EM LONG ISLAND, PROMOVE GRADE FESTAS E AGUARDA, CERTO DE QUE ELA VAI APARECER. A HISTÓRIA É CONTADA POR UM PERSONAGEM QUE PARTICIPA POUCO DA NARRATIVA: NICK CARRAWAY. NICK VIVE NUMA CASINHA MODESTA AO LADO DA MANSÃO DE GATSBY, OBSERVANDO OS ACONTECIMENTOS DAQUELE MUNDO DE EXTRAVAGÂNCIA, RIQUEZA E TRAGÉDIA IMINENTE.

ROMANCES

ESTE LADO DO PARAÍSO - 1920
OS BELOS E MALDITOS - 1922
O GRANDE GATSBY - 1925
SUAVE É A NOITE - 1934
O ÚLTIMO MAGNATA - 1941

RECOMENDO A LEITURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário