quarta-feira, 27 de outubro de 2010

COISAS DA VIDA...

Hoje, particularmente hoje, especialmente hoje, estou muito triste. Sinto uma tristeza no corpo e na alma de doer, como se os mesmos estivessem cravejados de espinhos. Às vezes ísto acontece comigo... é raro( ou não?), mas acontece. E, as causas, quais são elas? Não sei precisar com exatidão, mas, que existem, existem! Um torpor toma conta dos meus sentidos. É difícil, extremamente penoso continuar vivendo. Preciso fazer um esforço hercúleo para continuar vivendo, pois, o que a alma pede é um descanso secular. De nada adianta eu ficar procurando nas profundezas do meu cérebro atormentado o porquê de tão imenso descaso de viver... é uma perda de tempo, embora perder tempo é o que venho cultivando por uma eternidade.
Preciso reagir e sei muito bem que se assim não o fizer descerei ainda mais pelas paredes encarpadas e cortantes do despenhadeiro... e o amigo querido Fuad continuará vaticinando que eu "sou uma folha caindo no despenhadeiro"... mas, que fazer?
Hoje, particularmente hoje, quero cerrar os olhos e não mais abri-los...
Que tristeza de doer...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

TESOURO? NEM TANTO!

Aconteceu numa residência de Campo Grande-MS: o proprietário cismou de fazer uma horta no fundo do quintal e se pôs a cavar a terra na esperança de construir belos e proveitosos canteiros que certamente no futuro lhe proporcionariam hortaliças verdes, frescas e tenras; um complemento excelente à alimentação do dia a dia. E, não é que, após algumas dezenas de enxadadas deparou com um latão velho enterrado em uma certa profundidade. Curioso, o feliz morador, retirou o objeto, quando não foi sua surpresa ao deparar com centenas e centenas de moedas do nosso dinheiro... moedas antigas e outras que mostram pelo curso da história a troca ininterrupta dos $... Cada governo, uma moeda!
Aí, um pouco decepcionado, pois, esperava que fossem moedas de ouro escondidas por algum pirata perdido pelas nossas plagas, o infeliz descobridor ficou sabendo que até mesmo as moedas de bronze do Brasil colônia não lhe pertenceriam, pois, o que está no subsolo pertence à União. Òrgãos ligados à preservação da memória nacional já se pronunciaram solicitando o " tesouro".
Moral da História: Alegria de pobre dura pouco!
Mas, de qualquer maneira fica o incentico: Cavar os quintais na esperança de algo valioso apareça... se não aparecer tesouro, pelo menos umas minhocas graúdas para uma boa pescaria.

sábado, 16 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR

Hoje, 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor. Alguns anos passados, esta data tinha um significado especial, real para todos os abnegados da educação. Lembro com nostalgia das festas que os alunos promoviam para seus professores. A semana inteira era coroada de festas e homenagens. Alem dos comes e bebes feitos pelas genitoras dos alunos, era praxe dar presentes aos mestres. Foi assim que ganhei canetas, livros, camisas, placas de prata com dizeres elogiosos, ALÉM das belas e perfumadas flores. As classes e respectivos alunos disputavam entre si aquela que faria a maior e mais bela homenagem. E, era tudo feito com amor, respeito e admiração. Bons tempos aqueles onde ser professor era motivo de orgulho, onde o mestre era respeitado pela sociedade como um profissional imprescindível `a formação do jovem... Ah, que diferença de hoje.
Hoje, a realidade é outra. É terrível, assustadora e impiedosa. Rara é a ocasião em que o mestre é admirado, ou mesmo, respeitado. Volta e meia lemos e ouvimos na imprensa escrita e falada de casos de agressões de alunos em seus professores. Isto para não me aprofundar no descaso dos governos em suas esferas contra os mestres. É um pouco caso desregrado. Não pagam bem, não atendem as necessidades básicas pedagógicas, não melhoram os bens materiais, enfim, é um descalabro atrás de outro. Mas, em época de eleições todos os candidatos tecem juras e mais juras de que vão olhar o magistério com olhos cheios de amor e de promessas... promessas e mais promessas que mais cedo do que se pensa caem no esquecimento. Hoje,( daqui a 17 dias) completo 12 anos de aposentado. Iniciei no magistério estadual em 15 de agosto de 1968 e me aposentei em 30 de outubro de 1998. 30 anos dedicados aos jovens do Vale do Paraíba e do Litoral Norte... milhares de alunos passaram pelas minhas mãos... Hoje, com satisfação encontro-os vencedores nas mais diversas áreas de atuação... É a minha paga e, sou feliz.
Sinto-me realizado profissionalmente e moralmente... Devo assistir ainda nestes dias o maravilhoso e inesquecível filme: AO MESTRE COM CARINHO... E, CERTAMENTE CHORAR!
Parabéns a nós, professores, que nunca desistimos, porque sempre acreditamos em nossos alunos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

WIT

Neste feriado prolongado de 12 de outubro tive a grata satisfação de assistir vários filmes nos canais pagos; sempre acompanhados de um cálice de vinho e petiscos. Um deles, sobremaneira, me chamou mais a atenção: WIT
Trata-se de um filme (DRAMA) dirigido por Mike Nichols em 2001, feito exclusivamente para a televisão, interpretado pela excelente atriz EMMA THOMPSON. O enredo versa sobre uma professora universitária de literatura que descobre estar com câncer de ovário em estágio avançado. Durante o seu tratamento e até o desenlace final, ela discorre sobre a obra do fenomenal poeta da língua inglesa JOHN DONNE ( 1572-1631), QUE REGISTRAREI UM TRECHO DO SEU POEMA MEDITAÇÃO 17:
" Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solo dos teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano, e por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."
Foi inspirado neste verso que o célebre escritor americano HEMINGWAY, deu o título ao SEU não menos célebre romance: POR QUEM OS SINOS DOBRAM?
Recomendo ao meus leitores este maravilhoso filme. É uma lição de vida

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NOBEL DE LITERATURA 2010

Devemos nos ufanar de alegria: o Nobel de Literatura de 2010 foi dado a um escritor da América do Sul, mais precisamente do Peru. MARIO VARGAS LLOSA, com méritos foi agraciado com o mais alto prêmio literário do mundo: o PRÊMIO NOBEL. Já tive o prazer e oportunidade de ler várias de suas obras, dentre elas, destaco: " Quem matou Palomino Molera?"; " A farra do bode"; " Travessuras da menina má.", e tantos outros. Quando é anunciado o Nobel de Literatura fico um pouco triste, pois, e os nossos escritores?, sempre relegados eesquecidos de tão "rico" prêmio. Sempre achei que o nosso imortal Jorge Amado deveria ter sido agraciado com o Nobel, mas... Espero viver para me jubilar com o reconhecimento de nossos escritores e presenciar um deles voando para a Suécia para receber tão honroso prêmio. De qualquer maneira, nos devemos contentar com a América do Sul por abrigar escritores de alto porte como o vencedor deste ano.
Parabéns ao escritor Peruano MARIO VARGAS LLOSA.