quarta-feira, 13 de outubro de 2010

WIT

Neste feriado prolongado de 12 de outubro tive a grata satisfação de assistir vários filmes nos canais pagos; sempre acompanhados de um cálice de vinho e petiscos. Um deles, sobremaneira, me chamou mais a atenção: WIT
Trata-se de um filme (DRAMA) dirigido por Mike Nichols em 2001, feito exclusivamente para a televisão, interpretado pela excelente atriz EMMA THOMPSON. O enredo versa sobre uma professora universitária de literatura que descobre estar com câncer de ovário em estágio avançado. Durante o seu tratamento e até o desenlace final, ela discorre sobre a obra do fenomenal poeta da língua inglesa JOHN DONNE ( 1572-1631), QUE REGISTRAREI UM TRECHO DO SEU POEMA MEDITAÇÃO 17:
" Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solo dos teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano, e por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."
Foi inspirado neste verso que o célebre escritor americano HEMINGWAY, deu o título ao SEU não menos célebre romance: POR QUEM OS SINOS DOBRAM?
Recomendo ao meus leitores este maravilhoso filme. É uma lição de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário