sábado, 16 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR

Hoje, 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor. Alguns anos passados, esta data tinha um significado especial, real para todos os abnegados da educação. Lembro com nostalgia das festas que os alunos promoviam para seus professores. A semana inteira era coroada de festas e homenagens. Alem dos comes e bebes feitos pelas genitoras dos alunos, era praxe dar presentes aos mestres. Foi assim que ganhei canetas, livros, camisas, placas de prata com dizeres elogiosos, ALÉM das belas e perfumadas flores. As classes e respectivos alunos disputavam entre si aquela que faria a maior e mais bela homenagem. E, era tudo feito com amor, respeito e admiração. Bons tempos aqueles onde ser professor era motivo de orgulho, onde o mestre era respeitado pela sociedade como um profissional imprescindível `a formação do jovem... Ah, que diferença de hoje.
Hoje, a realidade é outra. É terrível, assustadora e impiedosa. Rara é a ocasião em que o mestre é admirado, ou mesmo, respeitado. Volta e meia lemos e ouvimos na imprensa escrita e falada de casos de agressões de alunos em seus professores. Isto para não me aprofundar no descaso dos governos em suas esferas contra os mestres. É um pouco caso desregrado. Não pagam bem, não atendem as necessidades básicas pedagógicas, não melhoram os bens materiais, enfim, é um descalabro atrás de outro. Mas, em época de eleições todos os candidatos tecem juras e mais juras de que vão olhar o magistério com olhos cheios de amor e de promessas... promessas e mais promessas que mais cedo do que se pensa caem no esquecimento. Hoje,( daqui a 17 dias) completo 12 anos de aposentado. Iniciei no magistério estadual em 15 de agosto de 1968 e me aposentei em 30 de outubro de 1998. 30 anos dedicados aos jovens do Vale do Paraíba e do Litoral Norte... milhares de alunos passaram pelas minhas mãos... Hoje, com satisfação encontro-os vencedores nas mais diversas áreas de atuação... É a minha paga e, sou feliz.
Sinto-me realizado profissionalmente e moralmente... Devo assistir ainda nestes dias o maravilhoso e inesquecível filme: AO MESTRE COM CARINHO... E, CERTAMENTE CHORAR!
Parabéns a nós, professores, que nunca desistimos, porque sempre acreditamos em nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário