terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MAGISTÉRIO, OH! MAGISTÉRIO BENDITO!

É uma notícia desagradável de ser lida e de ser comentada, mas...
Em Ribeirão Preto, no Shoping, uma PROFESSORA, foi flagrada colocando dentro da bolsa 4 peças de picanha. Após a apreensão da mercadoria pelos seguranças ela foi conduzida para a Delegacia de Polícia da cidade. O que comentar?
Posso iniciar dizendo que estou muito entristecido e constrangido,pois, como professor que sou, embora esteja há 12 anos aposentado, carrego nas veias o "vírus" do magistério e, como tal não posso admitir o ocorrido. É inadmissível que alguém que estudou e se formou para "formar" milhares de alunos tenha uma conduta como esta. Se nos reportarmos ao passado remoto ou recente poderemos visualizar esta infeliz professora dentro de uma sala de aula suando em bicas tentando repassar para seus alunos a matéria e tambem os seus ensinamentos práticos do dia a dia. Poderemos também visualizar os alunos em atitudes nada condizentes com o momento: alguns bocejam; outros atiram bolinhas de papel; outros manuseiam revistas; alguns conversam indolentemente e, poucos, ou mesmo pouquíssimos, dão a atenção devida à MESTRA. Adicione-se a tudo isto os parcos salários pagos ao professor. ESTE É ORETRATO DO ENSINO, HOJE, NO BRASIL.
Mas, apesar de todas as mazelas enfrentadas pelos abnegados educadores, não se justifica o ato cometido pela infeliz professora. Sujar um nome e uma carreira no magistério por alguns pedaços de carne é uma desgraça maior do que se pode imaginar. Com este ato desatinado, a referida professora enlameou também o universo do magistério, pois, é próprio da maioria das pessoas analisar um fato isolado como um todo; para este ou aquele que tomou conhecimento da notícia fica tão e somente tão, o ato paraticado por um PROFESSOR e, isto, se torna indelével na memória dos leitores.
À professora que não conheço, mas que pertence à minha classe profissional, desejo que saia deste terrível incidente da melhor maneira possível e, que, após, reflita sobre o seu ato tresloucado, e volte a ser a MESTRA, QUE UM DIA, BEM O SEI, ENCANTOU OS SEUS ALUNOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário