quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O LEITOR - BERNHARD SCHLINK



Hoje, tive a oportunidade de visitar a Livraria Leitura no Shoping de Taubaté e, por sorte, encontrei um livro que estava procurando já há um tempo. Trata-se do livro O LEITOR, de BERNHARD SCHLINK - 240 páginas da Editora Record. Meses atrás a televisão por cabo passou o filme baseado neste livro. Um filme lindo, digno de ser visto várias vezes. Assim, que iniciei a leitura, pude constatar a veracidade das cenas com a trama do romance. O romance trata de um idílio entre um jovem de 15 anos e uma mulher de 35 anos.

RESENHA:
MICHAEL BERG tem 15 anos quando inicia um obsessivo caso amoroso com HANNA, uma mulher enigmática, vinte anos mais veloha. Os encontros entre os dois seguem um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê fragmentos de Goethe, Dickens, Tolstói e Schiller, e só então fazem amor. Michael nunca chega a saber muito sobre a amante. Assim, quando ela desaparece de repente dando um fim abruptoàquele período de felicidade, ele se convence de que jamais a verá de novo.
Anos mais tarde, entretanto, ele a reencontra. Hanna é uma das acusadas por crimes de guerra e por várias mortes em um capo de concentração nazista. Michael, como estudante de Direito, acompanha o caso indeciso entre as lembranças da antiga amante e a indignaçãopelos crimes. Na tentativa de descobrir quem é a mulher que amou, ele gradualasmente percebe que Hanna pode guardar um segredo que considera mais vergonhoso que homicídio.
As páginas do romance trazem a lúcida pergunta: Como amar alguém que cometeu a maior atrocidade que o mundo já conheceu? O estilo de Schlink é limpo e despido de imagens e diálogos desnecessário resultando uma bela e austera narrativasobre o esforço para preencher o vazio entre gerações pré e pós guerra na Alemanha, entre culpados e inocentes, entre palavras e silêncio.
O Leitor é, desde O Perfume, o romance mais aplaudido nacional e internacionalmente. Traduzida em 39 línguas, a obra, que chega às telas estrelada por KATE WINSLET E RALPH FIENNES, foi laureada em 1997 com os prêmios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999, ganhou o Prêmio de Lieteratura do Die Welt.

SOBRE O AUTOR:

BERNHARD SCHLINK, ESCREVEU DIVERSOS BEST SELLERS, entre eles O Outro, que chegará em breve às telas, e O Leitor, que além de grande sucesso em seu país, foi o primeiro livro alemão a conquistar o primeiro lugar do New York Times. Schlink é professor de Direito e Filosofia na Universidade Humboldt desde 1996.

O livro esta à disposição de quem se interessar em lê-lo.

" O PIOR ANALFABETO É AQUELE QUE SABE LER, E NÃO LÊ!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário