terça-feira, 14 de maio de 2019
501 GRANDES ESCRITORES ... OSCAR WILDE
NASCIMENTO: OSCAR FINGEL WILLS WILDE, 16 DE OUTUBRO DE 1854 ( DUBLIN, IRLANDA)
MORTE : 30 DE NOVEMBRO DE 1900 ( PARIS, FRANÇA)
GÊNERO: DRAMATURGO, JORNALISTA, POETA, ESTETA, ATIVISTA E AUTOR DE CONTOS, WILDE FOI FAMOSO PELA DECADÊNCIA E PELA SAGACIDADE SEM PARALELOS.
Embora a vida particular de Oscar Wilde por vezes pareça obscurecer sua obra, não se coloca em questão seu talento literário e sua sagacidade sem paralelos. Até ser preso em 1895, por " atentado ao pudor", o irlandês Wilde era um dos principais luminares da literatura britânica, famoso pelas peças, pelo estilo decadente de se vestir, pelo hedonismo e pela filosofia estética. Depois de dois anos na cadeia, estava falido e banido da sociedade. Passou o resto ,da vida no do exterior, até acabar vivendo no Hotel Dalsace, em Paris, sob o pseudônimo de "Sebastian Melmoth". A vida na cadeia e a sentença de "trabalhos forçados" deixaram marcas na saúde do escritor, que morreu aos 46 anos, apenas três anos, depois de ser libertado.
Wilde veio de uma família anglo-irlandesa da classe alta e estudou os clássicos no Trinity College em Dublin, e no Magdalen College , em Oxford, onde se envolveu com o movimento estético. Em 1879, mudou-se para Londres e começou a ser requisitado para dar palestras sobre estética em seu país e no exterior.
A poesia de Wilde foi publicada pela primeira vez em 1881, dando início a uma década produtiva em que escreveria narrativas similares aos contos de fada( como o Príncipe feliz), peças populares satirizando os costumes e a hipocrisia da da sociedade vitoriana ( como O Leque de Lady Windermere) e seu único romance, O RETRATO DE DORIAN GRAY, que causou polêmica pela sua temática homoerótica.
Embora fosse casado e tivesse dois filhos, Wilde teve uma série de casos homossexuais. O mais famoso foi com Lorde Alfred Douglas, cujo pai, (o nono marquês de Queensberry) mandou prender Wilde. A sequência de julgamentos(em que Wilde defendeu o amor entre iguais) resultou em sua prisão.
A última obra do escritor a ser publicada, De Profundis, é baseada em uma carta escrita para Alfred Douglas durante a temporada na prisão. O título se refere ao salmo 130 da Bíblia e quer dizer "Das Profundezas". Nele, Wilde fala de sua vida, da humilhação durante o processo, do sofrimento na prisão e das crenças religiosas.
PRINCIPAIS OBRAS
ROMANCE
O RETRATO DE DORIAN GRAY - 1890
CONTOS
O FANTASMA DE CANTERVILLE, 1887
O PRÍNCIPE FELIZ, 1887
O CRIME DE LORDE ARTHUR SAVILLE, 1891
PEÇAS
O LEQUE DE LADY WINDERMERE, 1892
SALOMÉ, 1893 E 1894
UMA MULHER SEM IMPORTÂNCIA, 1893
UM MARIDO IDEAL, 1895
A IMPORTÂNCIA DE SER PRUDENTE, 1895
POESIA
POEMS, 1881
A ESFINGE, 1894
A BALADO DO CÁRCERE DE READING, 1898
ENSAIOS
A ALMA DO HOMEM SOB O SOCIALISMO, 1898
DE PROFUNDIS, 1905
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário