domingo, 5 de maio de 2019

HOMENAGEM A ESCRITORES VIVOS E MORTOS


Após ler a vida e tomar conhecimento das obras dos 501 escritores, do livro de mesmo nome, que comprei na Livraria Nobel em Caraguatatuba em 13/3/18, passo a partir de hoje, homenageá-los nesse blog, citando-os aleatoriamente. Hoje, inauguro essa página, com o poeta VLADIMIR MAIAKOVSKI.

NASCIMENTO: 19 DE JULHO DE 1893 ( BAGDATI, GEÓRGIA)
MORTE : 14 de abril de 1930 (MOSCOU, RÚSSIA)

ESTILO E GÊNERO: UM DOS PRINCIPAIS POETAS DA REVOLUÇÃO RUSSA E PARTE DO MOVIMENTO FUTURISTA RUSSO. MAIAKOVSKI ERA FASCINADO PELO DINAMISMO DA VIDA MODERNA.

DEPOIS DE FREQUENTAR O INSTITUTO DE PINTURA, ESCULTURA E ARQUITETURA DE MOSCOU, VLADIMIR MAIAKOVSKI MUDOU-SE PARA SÃO PETERSBURGO, ONDE AJUDOU A CRIAR UM MANIFESTO PARA O FUTURISMO RUSSO, "Um tapa na cara do gosto público", OBVIAMENTE QUERENDO PROVOCAR POLÊMICA.
O PRIMEIRO GRANDE POEMA, " A NUVEM DE CALÇAS", ERA SOBRE O AMOR NÃO CORRESPONDIDO. O INÍCIO DA REVOLUÇÃO RUSSA TROUXE INSPIRAÇÃO PARA OS POEMAS QUE APOIAVAM OS BOLCHEVIQUES, E ELE TAMBÉM ESCREVEU PEÇAS COMO "MISTÉRIO-BUFO" - PEÇA DE MISTÉRIO RELIGIOSO QUE DEBOCHAVA DA RELIGIÃO. TEMAS RECORRENTES NA OBRA DE MAIAKOVSKI FORAM O AMOR E O SUICÍDIO. EM 1930, DEPOIS DE LHE TEREM NEGADO UM VISTO PARA VIAJAR AO EXTERIOR, APAIXONADO PELA ESPOSA DE SEU EDITOR E TRUCIDADO PELOS CRÍTICOS LITERÁRIOS, SUICIDOU-SE COM UM TIRO.


PRINCIPAIS OBRAS:

ENSAIO
UM TAPA NA CARA DO GOSTO PÚBLICO, 1912
POESIA
"A NUVEM DE CALÇAS". 1915
"A FLAUTA VÉRTEBRA" , 1915
PEÇAS
MISTÉRIO-BUFO, 1918
O PERCEVEJO, 1928
O BANHO, 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário