segunda-feira, 16 de abril de 2012

CARA OU COROA?

Cara ou Coroa?, que dúvida cruel!
E, tudo por uma leve distração de minha parte.
Estava eu, na janela do meu quarto no quinto andar do prédio onde resido, contando um punhado de moedas, quando sem mais nem menos uma moeda ( 1 real) escapuliu dos meus dedos e despencou em queda livre indo chocar-se com os ladrilhos da calçada. No momento até que apreciei o tilintar que fez ao receber o impacto e, acredito mesmo, que prosseguiu tilintando enquanto dançava pelo chão áspero, atraindo a atenção dos sisudos transeuntes que por ali desfilavam seus passos apressados. Curioso, perguntei a mim mesmo: " Vai dar Cara ou Coroa?" e, respondi: " Se der Cara eu convido o meu amor para uma noitada ( no apê) regada a vinho françês, medalunas e brioches e..., é claro." Mas, se der Coroa, a levo para um jantar no Gadióli, com direito a vinho Grego; um prato especial e uma deliciosa esticada no Éden Motel".
Assim, antevendo uma noite dos deuses desci até a rua e fui conferir o que o destino me reservou... que decepção!
Por mais que procurasse não encontrei o vil metal. Escarafunchei vãos de ladrilhos, frestas do muro, tufos de grama e, nada! "A moeda criou asas e voou", pensei, decepcionado.
Estava já voltando para os meus aposentos quando vislumbrei do outro lado da rua uma "Coroa" andando com passos largos com a mão direita fechada como se estivesse guardando um tesouro: Na certa achou a moeda e a guardou. No mesmo instante presenciei um "Cara", antipático, sisudo, com modos de "cachorro sem dono" cruzar a rua , como se estivesse acabado de cometer um delito ( estava com a moeda?). Assim, tive a constatação de que um dos dois estava com o meu tesouro; que, um dos dois,apossando-se daquilo que não lhe pertencia, tinha estragado a minha noite.
Cara ou Coroa?, perguntei à minha amada à noite, refestelado no sofá, tendo na palma da mão uma moeda de 1 real.
Nem Cara, nem Coroa, respondeu-me ela, também, refestelando-se no sofá...e, por favor, continuou - Fique quieto, que eu não quero perder o último capítulo da novela e, arrematou: Esse Pereirinha é de lascar...

Um comentário:

  1. Caro Poeta, que historia maravilhosa e ao mesmo tempo com final triste, por incrível que pareça também tenho um acontecimento com uma moeda, só que o ator principal não foi o nosso velho e cansado real, Corria o ano de 1996 e estávamos em visita ao um dos lugares mais belos desse planeta, pouco falado, mais o Parque Nacional Vicente Perez Rozales situado na cidade de Puerto Varas, no Chile, bem poderia ser uma das 7 maravilhas da natureza. Dentre as inúmeras corredeiras de águas límpidas, pequenas e grandes grotas inundadas pelo maravilhoso liquido azul formam coleções de piscinas, onde os mais inebriados turistas arriscam lançar moedas acompanhadas de inenarráveis pedidos. Minha amada ao lançar o vil metal, uma pequena moeda de 1 peso chileno exclamou em voz tímida, quase em silencio “que Deus nos de a graça de aqui retornarmos para apreciarmos essa sua maravilhosa criação”, estamos no aguardo de um dia podermos retornar e encontrarmos também a nossa pequena moeda.

    ResponderExcluir