quarta-feira, 12 de junho de 2013

ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS - UM BREVE HISTÓRICO








No início, um sonho. Sim, um sonho por mim acalentado durante anos. Muitas vezes me vi envolvido com alguns colegas escritores na ânsia de fundar uma Academia de Letras em Taubaté, visto ser a mesma uma cidade universitária e, claro, berço de excelentes escritores. Assim, acalentando esse sonho convidei os mais próximos a mim e encetamos várias reuniões, porém, nenhuma delas deu fruto. Isso aconteceu entre os anos de 1990 a 1997. Inúmeras reuniões foram realizadas, mas todas elas repletas de indagações e “medo” de se criar uma instituição que se tornasse maior do que seus criadores. É incrível como o escritor interiorano não acredita em seus propósitos. Exaustivas vezes, tentei mostrar o quanto seria importante para Taubaté e, para nós, escritores, a fundação de uma Academia. Assim, sem lograr intento, desisti mais uma vez do sonho e fui trabalhar no Litoral Norte como Delegado de Ensino. Quando retornei à Taubaté, como Supervisor de Ensino reatei as reuniões. No começo com poucos adeptos e, pouco a pouco, a semente foi germinando e as reuniões começaram a se tornar mais fecundas. No ano de 1997/98 estava ocupando o cargo de Delegado de Ensino de Taubaté e, por influência do cargo consegui mais adeptos ao meu ideal e, com mais tempo disponível passei a fazer reuniões mais amiúdes. No início usava uma sala da Delegacia de Ensino até que fiz um convite para a Professora Mércia, então Vice-Prefeita e Diretora de Educação do Município, que, prontamente aceitou a missão de “fundar” a Academia de Letras. Junto a ela vieram atendendo o meu convite os escritores Carlos Camargo (Advogado) que se incumbiu da parte jurídica; Professora Angélica (minha grande incentivadora); Dr. José Valdez de Castro Moura ( Acadêmico da Academia Pindamonhangabense de Letras) que com sua experiência nos ajudou muito; Camões Ribeiro do Couto, ilustre escritor e meu grande amigo e, juntos iniciamos os estudos para a criação da Academia. Durante meses fomos aprimorando os trabalhos e recorremos à Academia Paulista de Letras que nos cedeu uma cópia do Estatuto. Durante esse período tivemos muito contratempo com pessoas que apostavam na nossa derrota, inclusive, com políticos de renome da cidade que não desejavam a fundação da ATL. Por inúmeras vezes tentei desistir do intento, porém, tive na força de duas mulheres que acreditavam em mim o ímpeto de continuar. São elas: Edna, minha esposa e a Professora Angélica. Em 28/5/99, realizamos uma Assembléia Geral na sede do Departamento de Educação e Cultura, quando tivemos um público de mais de 100 pessoas. Após considerações necessárias coloquei o Estatuto da ATL para votação e, qual, não foi nossa surpresa, quando um grupo de “agitadores” localizado no fundo da sala se posicionou contra, alegando maior tempo para analisar o Estatuto. O impasse estava criado. No momento, decidi que a “hora” tinha chegado para a criação da Academia. Era tudo ou nada. Pensando assim coloquei o Estatuto para votação a despeito dos insurgentes que teimavam em solicitar a anulação da Assembléia. Para nossa felicidade a aprovação foi unânime. Sem perda de tempo declarei fundada a Academia Taubateana de Letras e todos nós que a desejávamos aplaudimos por vários minutos. Dessa maneira a “fórceps” a Academia de Letras de Taubaté nasceu e, para nossa alegria, vive até hoje.

Terminada a aprovação da criação da Academia, nos reunimos e elegemos a primeira Diretoria Executiva que teve vigência por dois anos da qual fui eleito Presidente.

Nessa primeira gestão tratamos de preencher vinte cadeiras. Os currículos dos inscritos foram enviados para a Academia Paulista de Letras que gentilmente fez a escolha dos vinte Acadêmicos. Numa bela solenidade no salão nobre da Faculdade de Direito eles foram empossados.

Durante a minha gestão foram preenchidas as demais 20 cadeiras. Tivemos alguns contratempos com “políticas contrárias”, inclusive fomos “despejados”, ou melhor, convidados a deixar a sede para nós cedida no Solar das Artes, pois o atual prefeito era contrário a criação da ATL. Sempre empenhados na efetivação completa da Academia, nunca esmorecemos e como “ciganos” das Letras nos deslocávamos de um lugar para outro, até que, a UNITAU nos cedeu uma sala ampla em definitivo no prédio da Escola Comercial sito à Rua Conselheiro Moreira de Barros.

Após minha Presidência outras se concretizaram e cada diretoria deu o máximo de si para o sucesso da nossa Instituição.

Hoje, passados 14 anos de sua fundação posso dizer emocionado que os obstáculos, os percalços, as dores de cabeça, os momentos de desânimo foram recompensados pela felicidade que sinto quando participo de uma reunião e vejo os meus colegas escritores, poetas, romancistas e trovadores voltados para o engrandecimento da Literatura em Taubaté.

Dentre tantas vitórias conquistadas pela ATL, reporto uma das mais significativas: A Lei Municipal 3982 de 06/11/2006 que a transformou em Instituição de Utilidade Pública.

Se me perguntarem se eu faria tudo de novo, respondo: Sim, de todo o meu coração.



Aldo Aguiar

Titular da cadeira 1

Patrono: Monteiro Lobato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário