terça-feira, 2 de setembro de 2014

UMA DESALENTADORA E TRISTE NOTÍCIA!



Foi com uma tremenda indignação acompanhada de um estado de tristeza extremo que tomei conecimento da seguinte notícia: " O BRASIL É O CAMPEÃO MUNDIAL EM VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFESSORES." Existe uma notícia mais triste para nós que durante décadas labutamos nas escolas públicas e particulares em busca de uma qualidade melhor de vida, ou, que seja, apenas pela humilde sobrevivência? Quando iniciei a minha labuta numa escola pública de São José dos Campos no ano de 1978, ainda era respeitado. Com o passar dos anos a situação foi-se alterando e, quando cheguei à aposentadoria em 1998 (contando o tempo do INSS e do Exército)já convivia com casos de violência. È bom ressaltar que não chegavam aos extremos que vemos hoje, em dia. Invariavelmente, todo dia, a mídia noticía casos de violência contra professores sendo os mais viloentos possíveis. É ameaça de morte (muitas vezes concretizada); destruição dos carros; agressões físicas; palavreado de baixo calão; ameaça aos familiares e, assim por diante.
Hoje, um professor ou professora que se arrisca a lecionar numa escola de periferia das grandes cidades está colocando a sua vida em risco. Raramente, esse professor consegue desenvolver o seu plano de aula nas mínimas condições necessárias que a profissão exige. Loucura extrema e descabível acontece quando um professor mais austero ou cônscio de suas obrigações quer exigir do aluno atençao e dedicação à sua matéria.Inevitavelmente, ele está assinando a sua declaração de passar dias ou um longo período difícil em sua vida. O resultado é sempre o mesmo: o plrofessor num ato de proteção à sua vida, entrega os diários de classe e deixa a escola... e, o próximo professor que virá substituí-lo? É uma questão de tempo para tomar a mesma iniciativa.
E, as autoridades governamentais e repressoras? Sempre com o mesmo discurso, principalmente em épocas de eleições. Acredite: o professor está sózinho em sua odisseia. Apesar dessa triste e vergonhosa realidade os professores continuarão enfrentando os seus alunos e rebendo ameaças, quando deveriam sim, receber elogios e reconhecimento.

Como disse o General De Gaulle: O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO!
ATÉ QUANDO?
Deixo a resposta para os políticos e aspirantes (deputados federais, estaduais, vereadores, governadores e presidentes) que usam a mídia para se promoverem e angariarem votos com piadas horripilantes e promessas mirabolantes, mas, que conseguem nas urnas milhões de votos.


Como todo candidato usa o péssimo refrão: Vou lutar... Que tal entregarmos a eles um ringue onde poderão exercitar o seu talento?
Ser Professor nesse país é mais difícil do que ser soldado do exército no Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário