quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O CAOS DO SABER!



É uma notícia alarmante: Dos 6 milhões de estudantes concluintes do Ensino médio e que prestaram o exame do ENEM, apenas 250 atingiram a nota máxima em Redação e 530.000 tiraram nota ZERO. É uma triste realidade a que estamos vivendo na área da cultura e de muitas outras. Hoje, o aluno que conclui o Ensino Médio sai praticamente dos bancos escolares como entrou... Sem saber nada. Não só estes alunos , mas tanbém, os de Cursos Superiores. Haja visto os concluintes de Curso de Direito que levam anos a fio para passar no exame da OAB, isto, quando não desistem para sempre. A educação no Brasil continua uma nulidade, enquanto, os políticos e gatunos se doutoram em corrupção e nas multiformas de levar vantagem. Eu, que já fui professor; uma carreira toda dedicada ao Magistério, estou estupefato em saber que após 16 anos de aposentado nada melhorou; que a qualidade do ensino vêm sim, regredindo progressivamente. Se antes, já era difícil ter um aluno que se sobressaísse um pouco mais, hoje está totalmente fora de conversa ter um aluno mais dedicado. O que está acontecendo com os nossos jovens? O que está acontecendo com os nossos professores? O que está acontecendo com os "ditos" Pedagogos e Doutores em Educação? Se achamos que do jeito que está, pior não fica, é uma triste balela, pois, recentemente, dois milhões de brasileiros conduziram novamente o palhaço Tiririca ao Congresso Nacional, mesmo sabendo que ele é um analfabeto funcional, que mal escreve o seu nome. O grande monstro que aflige os candidatos a qualquer exame é a REDAÇÃO.
Isto porque não se cultivou nos jovens e adultos o hábito salutar da leitura. Já é sobejamente sabido de que quem não lê, não escreve, não fala e não ouve. O vocábulário daquele que coloca a leitura de bons livros em último lugar em seu cotidiano é uma lástima. Muito mal, conseguem falar do tempo. São pessoas amedrontadas quando se encontram numa roda de indivíduos mais esclarecidos; ficam caladas e escondidas com medo de serem arguídas, pois se abrirem a boca certamente nada sairá, ou se sair algumas palavras serão bobagens.Hoje, os jovens e por que não os adultos são hábeis em trabalhar com os dedões: diuturnamente estão com o celular nas mãos e os dedões digitanto mensagens cortadas no tal de WatsApp. É um tal de kkkk; rsrsrsrsrsr; vc; tb e por aí afora.
Enfim, a cultura em nosso meio está uma CALAMIDADE. Com muito sacrifício estou tentando criar uma Biblioteca no Taubaté Country Club; uma maneira de os sócios e seus filhos terem um lugar apropriado para ler um bom livro; aumentar o conhecimento, mas, não é que estou enfrentando já grupos de resistência à sua implantação? O que me parece é de que as pessoas menos cultas têm medo do "progresso cultural". Por isso que ditadores, geralmente são truculentos e tacanhos, quando assumem um país fazem de tudo para obstruir o conhecimento. O cúmulo no TCC, foi quando um sócio já remido (não paga mensalidade) me inquiriu com ímpeto arrojado perguntando o porquê de no lugar de uma Biblioteca eu não propunha uma alfaiataria? Sabem quantos livros ele leu nos últimos anos? NENHUM!
Após esta notícia horrorosa e vergonhosa do desempenho dos alunos na REDAÇÃO do ENEM, me sinto mais fortalecido para LUTAR contra tudo e todos para o sucesso da criação e implantação da BIBLIOTECA no Taubaté Country Club.
Como afirmou o nosso escritor Monteiro Lobato UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS!, ou,Ó! BENDITO O QUE SEMEIA LIVROS... LIVROS À MÃO CHEIA E MANDA O POVO PENSAR!

" AGORA, LIVRO MEU, VAI, VAI PARA ONDE O ACASO TE LEVE."
PAUL VERLAINE

" A LEITURA É PARA O INTELECTO O QUE O EXERCÍCIO É PARA O CORPO."
JOSEPH ADDISON

Nenhum comentário:

Postar um comentário