quarta-feira, 15 de junho de 2016

CARTAS DE UM SEDUTOR - HILDA HILST

Hoje tive a satisfação de visitar a Livraria Saraiva no Shopping Center Vale em São José, quando comprei o romance CARTAS DE UM SEDUTOR de HILDA HILST. Trata-se de um romance inquietante escrito por uma das melhores escritoras do Brasil, infelizmente, já falecida.
Sobre o Livro - Orelha da Contra-capa:

Emulando o modelo do romance epistolar libertino do século XVIII e submetendo-o a procedimentos experimentais como os do mise em abime do nouvean romam francês, Cartas de um sedutor constitui-se no coroamento das obras obscenas de Hilda Hilst, que que fazem parte ainda O caderno rosa de Lory Lamby e Contos de escárnio/ textos grotescos, ambas em prosa, e Bufólicas, em poesia.
Nelas, a pornografia está pensada, dialeticamente, como uma injunção do mercado livreiro na liberdade do artista e também como um lugar de resistência da imaginação autocriadora contra a pudicícia e o moralismo das sociedades conservadoras. Cartas de um sedutor, apresenta, ademais, as bases da poética que orienta o conjunto das obras de Hilda Hilst e não apenas as que fazem parte da série obscena. Trata-se de uma poética de personagens sem histórias definidas, sem biografias individuais nítidas, sem mesmo profundidade psicológica, mas que se desdobram como formas breves do voo de uma inteligência radicalmente perscrutadora, que não admite separar pensamento e existência. Cartas de um sedutor é, principalmente, um romance de questões vivas.

SOBRE A AUTORA:

HILDA HILST nasceu em Jaú (SP) no dia 21 de abril de 1930. Radicada no município de Campinas(SP) desde 1965, vivia na Chácara CASA DO SOL. Formada em Direito pela USP, desde 1954 dedicou-se inteiramente à criação literária. É reconhecida hoje como um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Faleceu no dia 4 de fevereiro de 2004.

HILDA HILST
CARTAS DE UM SEDUTOR
EDITORA GLOBO
198 PÁGINAS

Aconselho esta leitura para todos que gostam de um romance picante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário