quinta-feira, 30 de junho de 2016

A ERA DE MUDISMO (NÃO CONFUNDIR COM MODISMO)

Tive a triste constatação de que entramos na "Era de Mudismo". E, tudo aconteceu quando estava numa dependência onde se encontravam 12 mulheres de todas as idades, credos e aparências. Estava lá para participar de uma palestra sobre um novo tipo de alimentação que emagrece (dizia o panfleto). Bem antes do início da palestra pude observar estarrecido que cada mulher e, alguns homens também, tinha um celular preso às mãos e usavam os dois polegares para digitarem com uma velocidade assustadora. Durante o tempo de espera nenhum deles se deu ao trabalho de levantar a cabeça e cumprimentar o seu colega sentado ao lado. A sala parecia ser mais propícia a um velório do que a uma palestra. Eu, que não tinha levado o celular e, sim, um livro do meu escritor preferido Tolstói, fiquei a ver navios e, claro, acometido de uma terrível solidão. Uma hora, achei por bem, dar uma tossida, esperando que alguém levantasse a cabeça do aparelho e, me olhasse, demonstrando curiosidade e, quem sabe, puxasse uma conversa. Tola pretensão! Ninguém, mas, ninguém mesmo se apercebeu da minha presença. Para meu consolo, se é que posso afirmar isso, quando o palestrante entrou na sala ele deu boa noite e, claro, só eu, respondi... Os "mudos" não desviaram os olhos do teclado do celular. Muitos dali, perderam o dinheiro da inscrição, pois, não escutaram uma palavra sequer do que estava sendo dito, a ponto de uma jovem dos seus 19 anos me perguntar na hora da saída : " Moço, do que o homem estava falando?"
Além de não mais se comunicarem oralmente, os jovens e também velhos de hoje, não escrevem com perfeição o nosso vernáculo. É tudo abreviado e cheio de gírias. Não é à toa que uma pesquisa mostrou que o brasileiro não lê um livro por ano. Quem não acredita é só pedir para um destes obsecados pelo "watsup" redigir uma redação. É só m.... que preenche o papel.
Em um ENEM passado 500 mil zeraram a redação... O que podemos esperar desta juventude??????
Abaixo a "ERA DE MUDISMO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário