domingo, 27 de março de 2011

UMA AVENTURA NO UNIVERSO DAS TROVAS!

Nunca me aventurei pelo Universo das trovas. Porém, hoje, resolvi expressar um sentimento através da TROVA, E, CRIEI A SEGUINTE: POR QUE ME DIZ "NÃO", SE PODES ME DIZER "SIM"? RESPONDO-TE NUM RASGO DE EMOÇÃO: É PORQUE NÃO TENS PENA DE MIM. Não tenho a pretensão de ser trovador. Só espero que os renomados trovadores me perdoem pela audácia. Trovadores e Poetas... Ambos navegam pelos mesmos mares.

sábado, 26 de março de 2011

HOJE EU ACORDEI MUITO FELIZ!

Hoje eu acordei muito feliz! Aliás, felicíssimo! É que ontém, NA HOMENAGEM QUE A NOSSA ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS, me fez, pude constatar no auditório os meus amigos me prestigiando e, então, pensei: "COMO É BOM TER AMIGOS VERDADEIROS". Sim, amigos verdadeiros, pois, o que vemos hoje em dia são representações de "JOGOS DE INTERESSE". Tudo o que se faz acontecer é movido por interesses próprios. Assim, quando somo agradados, bajulados, e tidos como pessoas de bem querer, na verdade estamos sendo usados para satisfação própria destas ditas pessoas. Quando não mais servimos para realizar as suas vontades somos deixados de lado; isto, quando não vem acompanhado de perseguições, ódios e vinganças. Bem o sei que hoje em dia nada mais é como antes: quando as amizades valiam o seu peso em ouro. Mas, também ficar calado não é bom. Espero nunca agir com interesse visando minha satisfação pessoal. Quando sou amigo, sou amigo. Ai daqueles que agem como chama de vela ao vento, pendendo para o lado que o vento toca; no caso: Pendendo para os seus interesses. Com toda a experiência de vida que Deus me deu posso afirmar: "SÃO PESSOAS EXTREMAMENTE INFELIZES! DIGNAS DE DÓ!"

domingo, 20 de março de 2011

ENQUANTO FICO AQUI POETANDO...

Enquanto fico aqui poetando, esqueço das agruras do dia a dia; das injustiças e falsidades; das mesquinharias e vinganças... Nada me diz respeito. Sou poeta! Sei e bem o sei que, às vezes, algo está sendo conspirado para embotar a paz que trago dentro de mim. Nada me atinge, pois, pertenço ao universo da POESIA. Quando a maledicência chega até os meus ouvidos, substituo-a pelos maviosos cantos dos pássaros e assim, me torno, um guerreiro cingido por armadura inviolável. Não só eu, mas, milhares de almas devem neste momento estar sentindo a mesma coisa. Até num passado não muito remoto um dos nossos maiores poetas representante do ROMANTISMO: FAGUNDES VARELA, se expressou contra um sentimento negativo, destruidor, que o afligia, com o poema "DEIXA-ME" do qual vou registrar apenas a primeira estrofe:

QUANDO CANSADO DA VIGÍLIA INSANA
DECLINO A FRONTE NUM DORMIR PROFUNDO
POR QUE TEU NOME VEM FERIR-ME O OUVIDO
LEMBRAR-ME O TEMPO QUE PASSEI NO MUNDO?

Assim, também o digo, a quem quer que queira me ferir: DEIXA-ME!
E, continuo POETANDO, pela vida afora!

ENQUANTO FICO AQUI POETANDO...

ENQUANTO FICO AQUI POETANDO...

sexta-feira, 18 de março de 2011

INQUIETUDE

Estou inquieto!
Terrivelmente inquieto!
Somente o coração permanece calmo e, isto não é bom!
(O mar quando se aquieta é prenúncio de que tempestades virão).
A alma também está inquieta!
Nunca gostei de ter o coração quieto e a alma inquieta.
Nunca gostei de tê-los em simetria opostas; nunca gostei de vê-los
como o sol a a lua: Sempre opostos um ao outro!
Os olhos também se mantém inquietos!
A pele pálida e trêmula fremita demonstrando inquietude... os pelos se eriçam!
Bem sei que este estado de alma me trará coisas que se pudesse, não as teria, mas...
Estou inquieto!
O corpo permanece inquieto como se o coração de um jaguar palpitasse dentro de si!
Mas, por que tamanha inquietude, se presa, não a tenho, em vista... não sou jaguar!
Sou sim, um homem, em constante inquietude e sem domínio de suas emoções.
O tempo lá fora ( de minha alma) está eletrizante: riscos de raios cortam os ares;
Nuvens negras se formam e se enrolam como medonhas serpentes... E, o meu coração
está quieto e, novamente afirmo: isto não é bom!
Em algum lugar um sino inerte repicou doze badaladas e, a madrugada silente, se fez...
A garoa fina e fria cobriu-me o corpo de inquietude, de uma inquietude aterradora.
Afinal, devo ou não devo me entregar a tanta inquietude?, mas, que sei eu de mim?
Sei e muito sei que estou inquieto... O coração ainda permanece quieto, mas, por quê?
Um gato negro, de pelo ralo e cicatrizes pelo corpo me deu a resposta em um débil miado:
" miaaaaauuuuuu... "
E, então. ouvi e compreendi tudo num relance: "O coração se fez piloto e comandou com mãos enérgicas o barco (alma) da sua inquietude e, lhe fez ver que tudo não passou de um medo estrondoso de perder o único e grande amor de sua vida.... nada mais, nada menos.", ronronando, deu um salto espetacular e sumiu no negrume da madrugada.
Enfim, a mansidão se apossou do meu EU.
Apenas, uma breve inquietude, pelo medo de ficar sem você!

quinta-feira, 17 de março de 2011

HOMENAGEM DA ATL -ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS

FOI COM MUITA HONRA E SATISFAÇÃO QUE RECEBI O CONVITE DA PRESIDENTA DA ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS, PROFESSORA MARLENE, ME CONVIDANDO PARA DIA 25 DO CORRENTE ÀS 19 HS NA CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ QUANDO SERÁ PRESTADA HOMENAGEM AOS EX-PRESIDENTES DA ATL. NUMA NOITE MEMORÁVEL (AINDA TRAGO NA LEMBRANÇA OS QUIPROCÓS DA REUNIÃO) TIVE A GRATA SATISFAÇÃO DE DECLARAR, APÓS EXAUSTIVAS REUNIÕES, FUNDADA A ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS E, POR ACLAMAÇÃO DA ASSEMBLÉIA FUI ELEITO O SEU PRIMEIRO PRESIDENTE. DESDE ENTÃO, PASSEI A OCUPAR A CADEIRA N0. 1, TENDO COMO PATRONO O IMORTAL ESCRITOR TAUBATEANO "MONTEIRO LOBATO". DIRIGI A ATL POR DOIS ANOS E, CONFESSO QUE ME SENTI MUITO HONRADO. HOJE, PASSADOS VÁRIOS ANOS VEJO A NOSSA ATL RECONHECIDA POR TODOS OS CIDADÃOS TAUBATEANOS E VALEPARAIBANOS. EM 06-11-2006 ELA FOI DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELA LEI MUNICIPAL N0. 3.982.
NESTA DATA ESTÃO PREENCHIDAS 38 CADEIRAS, SENDO QUE DIA 18 PRÓXIMO AS DUAS CADEIRAS RESTANTES DEVERÃOS SER OCUPADAS, TOTALIZANDO ASSIM OS 40 IMORTAIS QUE A COMPORÃO.
VIVA A NOSSA A T L !!!!!!!!!!!NESTE MOMENTO CONVIDO OS MEUS AMIGOS BLOGUISTAS A COMPARECEREM NO EVENTO. A " A T L " E SEUS ACADÊMICOS SENTIR-SE-ÃO HONRADOS COM SUAS PRESENÇAS.

quinta-feira, 10 de março de 2011

SONETO DO AMOR SEM FIM

Antes de criar o "SONETO DO AMOR SEM FIM", faz-se necessário explicar que para tanto tive que entrar em "ALFA". O que é entrar em "ALFA"?, deve estar se perguntando o meu amigo leitor e, eu explico: " Quando sinto algo inexplicável no ar que me rodeia e que me faz sair do lugar comum é por que o meu corpo inteiro está pedindo para sair do "trivial" e entrar em "ALFA". Neste momento, sem perda de tempo preparo doses de uísque ou vinho e coloco músicas ( Vídeo ou CD) do meu querido e inesquecível cantor CAUBY PEIXOTO e fico por instantes mágicos absorto, esquecido do mundo; do dia a dia e pouco a pouco vou me desligando deste planeta e visito plagas nunca antes visitadas sempre embalado pelas letras românticas e pela voz incofundível do nobre artista. Assim é que, de olhos fechados, permito que os meus três senhores absolutos me dominem: " O coração, a alma e o cérebro. O coração em questão de segundos entra em taquicardia; o cérebro lateja tanto que parece que vai explodir em milhares de fragmentos e, a alma, luta com forças hercúleas para fugir do corpo que a mantém presa. Neste momento, nãos sou mais o homem escravizado pelas coisas materiais que me consomem. Sinto-me despido das dívidas; dos compromissos inadiáveis; das querelas insignificantes; dos colóquios inóspitos; das cobranças ridículas; dos hipócritas que vicejam como ervas daninhas à minha volta; dos mentirosos; dos aproveitadores, enfim, passo a habitar outros mundos que fervilham pelo nosso rico Universo. Neste momento, coloco em dúvida a afirmação do maior cientista que Deus presenteou ao nosso planeta: ALBERT EINSTEIN, que afirmou " Nada neste Universo supera a velocidade da luz"... o meu pensamento quando em "ALFA" supera e, muito! Fecho os olhos e me vejo caminhando pelos desertos e montanhas gélidas do solo Lunar; mergulho de corpo e alma na atmosfera escaldante do Sol; passeio cantando versos de amor pelas planícies inóspitas de Vênus; me aventuro por outro sóis e estrelas jamais vistas por telescópio algum e, quando cansado, regresso ao abrir os olhos, para o lugar em que estou: " O SOFÁ DE MINHA SALA". Em "ALFA". escrevo os meus poemas de amor...
Em "ALFA" escrevo agora o "SONETO DO AMOR SEM FIM ":


De que me adiantou ter o mundo inteiro aos meus braços,
Se, solitário, caminhei, por caminhos que não existiram...
Se, andarilho, recebi do tempo o pó que tingiu os cabelos alvos
E, me fez,ancião de amor e carinho... trapos de solidão me vestiram .


Fui sem saber que era, um amante de amores que nunca vicejaram
Impelido pela saga maldita de viver só... um ser sem razão de ser
E, assim, vivi pensando viver, quando na verdade jazia em barro e lama
Destituído da razão de amar; sonhar e, principalmente de viver.


Até que, um dia (bendito seja este dia) conheci num relance, num repente
A mulher que me fez ver o quanto eu era do amor; infeliz e descrente ...
Com candura me conquistou e prometeu pela vida afora; cuidar de mim.


Hoje, após vencer as "Coisas da Vida" que me fizeram ao passado retroagir,
Afirmo, sem medo de errar: Amo esta mulher e dela nunca mais vou fugir.
Disse-me ela um dia: Querido, de mim você sempre terá um "AMOR SEM FIM!"

Dedico este poema à mulher que um dia fez uma amiga me dizer: "Quando ele está com ela, ele fica com cara de bobo!"

segunda-feira, 7 de março de 2011

RETIRO CARNAVALESCO

Enfim, depois de tanto esperarmos chegou o folguedo carnavalesco deste ano.
Como acontece nessa ocasião as pessoas procuram os melhores lugares para darem vazão a aquilo que lhe passa pelo corpo e pela alma. Assim é, que, alguns, procuram redutos onde o rei momo se faz presente em toda a sua pujança e nesse local retornam aos seus tempos de crianças, ou juventude despreocupados com os afazeres do dia a dia. Travestem-se de pierrôs, colombinas, palhaços, marinheiros, rainhas, princesas, fadas etc., e vivem o período com alegria e grande satisfação no coração; outros, no caso em particular,como eu e minha querida companheira Edna, optamos por nos refugiarmos num recanto dotado de paz, felicidade, amor e muita amizade; assim é que na sexta-feira à noite chegamos com os corações repletos de esperança de passarmos alguns dias de reflexão na Pousada Gruner Berg.

O que é pousada Gruner Berg?




Para que vocês caros amigos possam saber melhor passo a descrevê-la: Faz divisa com o Núcleo Santa Virginia (Serra do Mar) , muito próximo à cidade Litorânea de Ubatuba, local tão conhecido pelos ecologistas da nossa região e do Estado de São Paulo; é um local aprazível. Margeando a aconchegante vivenda serpenteia o Rio Paraibuna, com suas águas calmas, claras e transparentes, onde pululam lambaris; pirapitingas e piabas, dando a nós uma visão clara do paraiso.





Erguem-se imponentes árvores frondosas tais como: pinheiro; araucárias; ingás-ferradura; manacás e quaresmeiras floridas.




A vivenda em si não é suntuosa; mas, dotada de todo o conforto necessário, para nos sentirmos felizes. O casal administrador da pousada tem como principal qualidade a cortesia em receber os seus convidados; desdobram-se em várias outras pessoas para tornar a estadia de seus hóspedes na mais feliz possível. Assim, é que, os administradores, repletos de alegria ultimam os afazeres para nos proporcionar dias condizentes com a estadia de pessoas que lhes são de muito bem querer. Aqui na pousada não resistimos e tivemos que nos entregarmos por alguns momentos às tradições gaúchas e com muita disposição tivemos em mãos a curiosidade e o prazer de darmos aquela chamarriada, com a cuia e o mate quente na mão.



Ao som das vaneras, num passe de mágica; fechamos os olhos e, nos transportamos para os Pampas Sulinos e me vi ao lado da minha prenda querida e apaixonados diante do fogo ardente, cujas labaredas que teimavam em fugir pela chaminé da lareira, num ímpeto de alcançar o céu, dançamos, ao som do bombo legüero tocado por Ernesto Fagundes, percursionista da imortal Mercedes Sosa. Enquanto no recanto tradicionalista, vivíamos esta magia, lá fora, entre gorjeios do sabiá, a névoa descia como um manto indelével sobre a pousada Gruner Berguer. E ali, investidos das tradições sulinas, nada melhor que citar o imortal poeta Mario Quintana, que um dia depois de vencido em seu direito mais que natural de ser indicado para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, se viu preterido e como poeta que o é, ASSIM POETISOU:

“Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

Amigos, se um dia o destino lhes proporcionar, venham conhecer a pousada Gruner Berger.

sexta-feira, 4 de março de 2011

NOTÍCIA ALVISSAREIRA ( ou ça) PARA A EDUCAÇÃO E CULTURA DO BRASIL!

De tão estupefato que fiquei com a notícia publicada na internet que perdi a noção de como escrever algumas palavras corretamente. Pois é, meus queridos bloguistas (ou r?), nós escritores e amantes da literatura e afins só temos de nos regozijar (ou s?) do grande acontecimento voltado para o bem maior da Educação e Cultura do país ( ou z?). Com toda a sabedoria e maestria que os NOBRES DEPUTADOS FEDERAIS são dotados, resolveram incluir ( ou r?) o não menos NOBRE DEPUTADO FEDERAL TIRIRICA na COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA... Não, não é nenhuma palhaçada ( ou ss?) minha... É a realidade! O que nos espera, literato que somos e a classe artística a ( ou à) partir de agora é uma incógnita ( ou gui?) . Será que o NOBRE DEPUTADO vai propor mudanças na ortografia?; vai valorizar os escritores brasileiros e suas obras?; vai incentivar os brasileiros a sairem do analfabetismo?; vai propor a criação de novas Universidades e facilitar o acesso ( ou ço?) dos jovens em seus bancos escolares?ou... Acredito que ...
Por favor me ajudem! Não quero continuar nesta dúvida cruel de como escrever corretamente certas palavras... digam que tudo o que escrevi sobre o NOBRE DEPUTADO FEDERAL TIRIRICA não passa (ou ça?) de um terrível pesadelo e de que ele está no CONGRESSO ( ou ÇO?) NACIONAL apenas para fazer o que mais sabe: Fazer as pessoas rirem e, claro: RECEBER O PRECIOSO QUINHÃO!
Aqui deixo o meu aviso: Senhores deputados federais" PIOR DO QUE ESTÁ, PODE SIM, FICAR!"

quarta-feira, 2 de março de 2011

INÍCIO DE ATIVIDADES DA EDIVALE

Hoje, precisamente neste dia, reiniciei as atividades da minha Editora EDIVALE- EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS DO VALE DO PARAÍBA "no ano de 2011. É que, o colégio Objetivo "Pequeno Mundo" de Biritiba Mirim solicitou um certo número de exemplares do livro "A Ecologia no Sítio do Taquaral" para trabalhá-los com os seus alunos. È a segunda vez que tal Educandário adota a minha obra. Fico feliz como escritor e como empresário, pois, todos sabemos o quanto é difícil vender livros no nosso querido Brasil. Na região, abrangendo esta cidade, Mogi das Cruzes e Guararema estão circulando mais ou menos 4.000 exemplares desta obra, ou seja, 4.000 alunos estudaram a Ecologia no meu livro. Espero que outras Secretarias Municipais de Educação sigam estes exemplos. Bom, para que isto aconteça devo ir à luta e, é o que farei com muita garra e alegria, mesmo porque é uma obra que resultou de minha criação literária.
Quem sabe se o prêmio Nobel não está a minha espera?AH!AH!AH!AH!...