quarta-feira, 25 de julho de 2012

RECOMENDO A LITERATURA RUSSA


Com muita satisfação e prazer é que leio, embevecido, os autores russos. Leio todos que me caem às mãos. Para minha felicidade, comprei de uma só tacada ( raro isso acontecer no Brasil) 12 exemplares de diversos autores, passando de Gógol a Tolstói, e no meio Nicolai Karamzin, Dostoiévski, Púchkin, Turguêniev, Nabókov, Tchekhov e outros. Hoje, tenho o prazer de recomendar aos meus bloguistas a leitura do conto: POBRE LISA ( 1792) de Nikolai Karamzin
Sobre o autor:
Nikolai Karamzin ( 1766-1826), foi a figura cultural russa mais destacada na virada do século XVIII para o XIX. Em meio a uma produção alentada, que inclui poesia, prosa, traduções e relatos de viagem, da lavra de Karamzin saíram os dois primeiros best sellers em prosa do país: uma fundamental história da Rússia ( História do Estado Russo, publicada entre 1818 e 1826) e este " Pobre Lisa" , de 1792. Ambos enraizaram-se profundamente na imaginação russa e foram criados de inúmeras maneiras nas décadas seguintes (Gente pobre, romance de estreia de Dostoiévski, faz referência direta a ele). Seguindo a praxe de sentimentalismo europeu, os leitores realizaram peregrinações ao Mosteiro Símonov, em Moscou, para ver o local onde se dá o trágico final da história. "Pobre Lisa" é uma peça-chave na busca dos artistas russos pela adequação de formas europeias e da luta pela obtenção de uma linguagem literária moderna e flexível. O conto é uma variação das incontáveis narrativas sentimentais que inundavam a Rússia em francês, mas nele já aparecem prefigurados alguns elementos -- como o tipo do " homem supérfluo"-- que depois ganhariam densidade nas obras de Púchkin, Dostoiévski e outros.

Hoje, Dia do Escritor, homenageio Nikolai Karamzin, representando os demais escritores Russos e das demais nacionalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário