quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A NOITE QUE NÃO SE FOI! OU, LA NOCHE QUE NO SE VA!



Inacreditável, porém, aconteceu:
A noite não se foi!
Ficou, e com ela, ficaram os seus mistérios:
Assim é, que, em instantes a noite se modificou.
Se antes era escura como azeviche e tenebrosa
Em um passe de mágica se tornou alva e altiva,
Salpicada de miríades de estrelas refulgentes,
Transmudando-se em um palco de espetáculos formosos.
Um gato vadio miou longamente para a Lua
E, se viu, protagonista da peça que ora se desenrolaria
Pelo início, meio e talvez, nunca fim,
Dessa noite de magia, que não se foi.
E, tudio teve início:
O amor, sem pedir licença sentou-se ao meu lado;
O tédio, como um furacão, afastou-se de mim;
O mar, num ímpeto de amante fogoso, banhou-me de espumas;
As estrelas toimaram o lugar das mortiças lâmpadas;
O andarilho, sem se aperceber, transmudou-se em um Príncipe;
A pedinte, viu-se envolvida em trajes de seda e pedrarias preciosas.
E, a noite, predisse que ficaria e que não morreria,
Ao clarear do dfia, quando tudo volta a ser cruel e incompreensível.
Eu, me fiz ator da noite sem fime me pús a viver a magia;
E, assim, amei como um doido, e, como um doido,gritei o amor pelas ruas;
Corri como um demente pela avenida nua e, nua, desejei o corpo da mulher...
Da mulher que sabe como nenhuma outra me fazer guerreiro,ou, palhaço,
Porque, somente aquelas que sabem amar é que conseguem mudar o íntimo do seu homem.
Na mesa, taças de vinho bailam, como se bailarinas fossem, nessa noite sem fim.
Mesmo os relógiuos se curvaram perante o mistério e, se, quedaram, como múmias
Adormecidas por séculos em seus sarcófagos:Dela, o coração, é o meu sarcófago.
No céu a estrela Vésper reinava como Cleópatra reinou no coração de Marco Antônio,
No céu de minha vida nuvens enoveladas brigaram entre si para serem o mcaio dossel
Que receberá os corpos trêmulos e apaixonados desse sonhador e da mulher de seus sonhos.
A noite teima em ficar!
Portas e janelas; pessoas e seres noturnosjá se recolheram em sus nichos.
Só ficaram eu, o amor, a paz e a alegria deestarmos onde somente os privilegiados
Por Deus ficam: Em uma mesa de bar; em um palácio, em um casebre...
Mas, sempre, com o tempo parado, pela
NOITE QUE NÃO SE FOI!

Santiago- Chile em 31-10-2013
Dentro do aconchego do bar Normandie
na Avenida Providence às 22,30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário