quinta-feira, 5 de março de 2015

GENOÍNO & GENUÍNO



Enfim, fica a dúvida: Genuíno é Genoíno, ou, Genoíno é Genuíno?
É notícia de última hora: O Guerrilheiro da época de chumbo do Brasil; presidente do PT e Deputado Federal, José Genoíno, teve o perdão de sua sentença por unanimidade de sua prisão domicilar pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Não é de se admirar, pois, o ex- nobre deputado já tinha se valido de outras benesses que as entrelinhas da Lei possibilitam. Eu acredito que o motivo do perdão foi a parca vida que o ex-guerrilheiro estava vivendo em sua mansão, quer dizer, casa. Me parece que após uma visita de uma certa autoridade à sua casa ficou constatado que o café da manhã era o trivial ( nada de caviar); de que o almoço era o mais simplório possível; de que a televisão não era de terceira dimensão e finalmente, que o colchão náo era King-size. Assim, o dito cujo estava pagando um preço muito alto pela sua prisão domiciliar. Recebido o indulto, pôde o beneficiado pelo "mensalão" ( uma migalha perto do escândalo da Petrobras), usufruir do livre-arbítrio de se se locomover à vontade pela cidade; desfrutar dos melhores restaurantes; pernoitar nos hotéis cinco estrelas e, claro, comer caviar às refeições nos melhores e mais chics restaurantes. Quando me lembro daquela senhora de 61 anos do Nordeste que não tinha $5.000,00 para pagar a pensão do neto, foi presa no xilindró e lá permaneceu por uma dezena de dias, até que seus amigos fizeram uma "vaquinha" e quitaram a dívida, senão, estaria presa até hoje, me pergunto: Ela teria também a benesse do indulto?, ou, por ser miserável apodreceria na prisão?
José Genoíno, ou, um genuíno expert em driblar a lei, foi preso por alguns anos por abocanhar alguns pedaços do queijo fedido do mensalão. Diferente dos Cerverós da vida, que se regalaram com o queijo delicioso e raríssimo chamado Petrobras. Se um, que roubou pouco, teve todos os benefícios da lei, imaginem estes agora, poderosos empresários de construtoras e seus asseclas que detém altíssimos cargos na Instituição.
O que me deixa feliz é a decisão que tomei: Votar nas próxima eleição para deputado no nobre vereador e palhaço profissional Tiririca, pois, pelo menos ele nos faz rir. Embora, na próxima eleição esteja com 70 anos, o que dispensa do voto, estarei às seis horas da manhã, no primeiro lugar da fila para votar no nobre deputado, pois, como bem afirmou, "do jeito que está, pior, fica".
Não deixa de ser um paradoxo: O guerrilheiro que queria salvar o Brasil, mais tarde, enfiou as mãos pelos cotovelos, para afundar o Brasil.
E, permanece a dúvida: Genoíno é ou não é Genuíno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário