Felizmente,numa garimpagem de mais de duas horas na Livraria Nobel, no Shopping, em São José, encontrei os dois livros que me faltavam para completar a coleção completa de Dostoiéveski. São eles:
1. UMA ANEDOTA INFAME - DA L& PM POCKET COM 95 PÁGINAS; (TRATA-SE DE UMA SÁTIRA AFIADA E IMPLACÁVEL):
" IVAN ILÍTCH PRALÍNSKI, general e alto funcionário público, tem fama de liberal. Bonito e requintado,um poeta na alma, anda com uma condecoração no pescoço e sonha em ser estadista. Ao sair de um jantar, passa ao acaso na frente da festa do casamento de um de seus subalternos mais humildes e vê aí uma oportunidade de dar a honra de sua bondosa presença ao pobre Pseldonìmov. Mas nada sai como planejado, e sua deferente visita se transforma numa espiral de constrangimento." Retrata a luta de classes da Rússia do século XIX, um de seus temas mais caros. Sarcasticamente revela a visão de mundo de Dostoiéveski: o ser humano apoia seu semelhante ao mesmo tempo em que o esmaga cruelmente
2. HUMILHADOS E OFENDIDOS - MARTIN CLARET - COM 400 PÁGINAS.
Era uma vez um país onde o ardor das paixões sucumbia ao frio dos costumes. Havia naquele país uma cidade bela e lúgubre, onde os ricos se repimpavam no luxo mais ostensivo e os pobres não tinham o que comer. Viviam naquela cidade cinco jovens, dois homens e três mulheres, cujos afetos se entrelaçaram a ponto de formarem um complexo polígono amoroso, proporcionando-lhes uma efêmera felicidade mesclada com muito sofrimento.
Aquele severo país é a Rússia na época dos czares; aquela cidade regida por formidáveis contrastes sociais é São Petersburgo, sua capital esplêndida e miserável. E aqueles jovens que sofrem tanto por amor são protagonistas do romance HUMILHADOS E OFENDIDOS, DE FIODOR DOSTOIÉVESKI.
Construído em formato novelesco, este livro sintetiza a concepção sociológica do escritor russo, bem como sua visão da confusa sexualidade humana, e configura dessa maneira, uma leitura imprescindível para quem se interessar seriamente pela obra literária dele.
Recomendo estes dois livros aos meus seguidores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário