segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

GÁS CARBÔNICO DE MOCINHO A VILÃO

Até umas 3 décadas atrás o Gás Carbônico era o mocinho de uma reação química muito importante, senão a mais importante da natureza: A FOTOSSÍNTESE. Era cantado em verso e prosa pelos biólogos e cientistas como um dos componentes essenciais utilizados apela sábia mãe Natureza para a partir da água, dos sais minerais , da luz do sol e na presença de uns orgânulos chamados cloroplastos existentes em abundância nas folhas , caules verdes e determinadas espéceis de algas( a maior produção de oxigênio do planeta é produzido pelas algas dos oceanos e mares, mais do que a floresta amazônica)) produzir a substância orgânica (alimento) essencial para a vida do planeta Terra, ainda, eliminando no final o Gás Oxigênio, vital para a respiração dos seres vivos. Isto eu aprendi na escola, como milhões de alunos também aprenderam ou ainda aprenderão. Porém, com a industrialização em larga escala; com a queima dos combustiveis fósseis; com os gases pesados eliminados em sprays, tudo resultou naquilo que hoje é explorado como o mal maior da humanidade: " O EFEITO ESTUFA". E onde entra o Gás Carbônico? Resulta da queima destes combustíveis fósseis; das queimadas sem contrôle nenhum; da emissão dantesca pelas chaminés das cidades mais industrializadas. Se antes, o gás carbônico existia em quantidade que não degradava a natureza, hoje ele se tornou vilão, a ponto de alguns indivíduos mais radicais falar em " Zerar o gás carbônico", esquecendo-se de que isto acontecer a vida como um todo no planeta Terra está fadada a desaparecer, pois sem ele, não teremos a FOTOSSÍNTESE, e sem esta reação química não teremos alimentos pois as plantas na Cadeia Alimentar são produtoras e os demais seres vivos Consumidores.
Devemos sim, educar os nossos jovens e responsáveis por melhorar a vida aqui na Terra a usar outros tipos de combustíveis não fósseis e a poupar energia; a combater as queimadas; a ra cionalizar o uso da água... a usar mais a bicicleta do que o carro, ou então caminhar; poupa combustível e é benéfico para a saúde.
Vamos nos empenhar em melhorar a vida aqui onde moramos... é o melhor lugar em que Deus nos presenteou, e, façamos o Gás Carbônico MOCINHO e não VILÃO.

Um comentário:

  1. Amigo Poeta, isso sim e cronica, o resto e retorica, dizem ate que as nossas vacas sao responsaveis pelo efeito estufa, cada dia que passa os desmentidos daquilo que aprendemos nas escolas como verdades, estao me deixando louco, senão veja bem! A nevasca desta semana so é comparada com uma que aconteceu ha 85 anos, ora naquela epoca ainda não havia efeito estufa, assim podemos deduzir que as mudancas climaticas são ciclicas. Quando o povo de Israel, vagou por + de 40 anos pelo deserto, eles se adaptaram muito bem, pois na segunda geracao ao chegarem a terra prometida o numero de pessoas era iqual ao numero da primeira geracao, assim tambem acontecerá com a nova geracao terraquea.
    Um abraco
    Laercio

    ResponderExcluir