quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

TE CUIDA SENHOR PRESIDENTE LULA


Te cuida Senhor Presidente Lula. Devagar também se vai ao longe. Haja vista as tartarugas. Caminham e vivem dentro de uma morosidade grandiosa e chegam aonde querem e vivem centenas de anos ( tartarugas de Galápagos). Senhor Presidente, precisamos do senhor no leme deste navio maravilhoso que se chama Brasil. Mas, com saúde e disposição. O senhor já tem a seu lado dois auxiliares lutando com doenças. Chega de dissabores no Palácio da Alvorada.
Fiquei sabendo que o senhor teve uma crise de Hipertensão... hipertensão é uma doença malévola; não dói, mas, mata! Te cuida senhor Presidente. Adie por um tempo as inaugurações e viagens com fins eleitoreiros. Deixe a primeira Ministra dar os seus primeiros passos sózinha nos palanques. Ela já foi revolucionária; é dura na queda e sabe dançar conforme a música. Fique mais tempo no Palácio da Alvorada e quem sabe o senhor descobre um meio de acabar com as falcatruas que seus colegas políticos estão desenvolvendo a pleno vapor. Quando em casa, ao lado da Da. Marisa, refestele num sofá e assista aos programas de TV que não exigem concentração e nem despertam severas emoções, por ex., CHAVES, RATINHO, SILVIO SANTOS e afins, ou, então, leia um bom livro, mas, se não tiver paciência leia revista em quadrinhos ou faça palavras cruzadas (é bom para a memória). Deixe de lado, senhor Presidente as famigeradas cigarrilhas; inevitavelmente elas contribuem para agravar a sua saúde. Viu, senhor Presidente, não quis fazer exames rotineiros o ano passado e agora teve esta surpresa mas, se Deus quiser e Ele vai querer, porque Deus como todos nós sabemos é brasileiro, o senhor vai se restabelecer logo e voltará com seu carisma a nos dirigir com braços , cérebro e coração revitalizados. É uma pena, senhor Presidente que não tenha podido ir em DAVOS receber o tão merecido prêmio, mas, ele já é seu e com méritos.
Muita saúde e pleno restabelecimento, são os meus mais ardorosos votos.
TE CUIDA SENHOR PRESIDENTE LULA!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Hoje, o mundo celebra homenagens em memória das vítimas do holocausto. Sessenta e cinco anos são passados desde o dia em que a União Soviética libertou os últimos prisioneiros do Campo de Concentração de AUSCHWITZ. A SEGUNDA GRANDE GUERRA, chegava ao fim e com ela milhões de mortos, sacrificados pela bestialidade de um único homem, que se fazia de Deus. Louco, conseguiu iludir os habitantes de vários países a declararem guerra a outros, tudo, motivado pela ambição de se apropriar de terras e riquezas. Embalado pela loucura decidiu exterminar por completo as raças que a seu ver não eram " nobres" e, com este ato bestial gerou o HOLOCAUSTO. Milhões de judeus, ciganos e raças que julgava inferior foram sacrificadas e quase abolidas da Europa. Precisou a união de países que se sentiam ameaçados pela "besta Hitler", para por um fim a tamanha hediondade.
Hoje, assustados, vemos num país circunvizinho a nós despontar um outro megalomaníaco que em seus atos copia as bestialidades de Hitler. Estou falando do Presidente da Venezuela, Hugo Chaves. Peço a Deus que não permita que continue por mais tempo no poder, pois, do contrário certamente lá serão inaugurados " AUSCHWITZ, TREBLINKA E TANTOS OUTROS", para receber e punir àqueles que não pactuam com sua loucura.
Registro a minha solidariedade às vítimas do HOLOCAUSTO e que esta página escura da história do nosso plameta nunca mais se repita.
Viva a DEMOCRACIA!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SOBRE COSTUMES E CONCEITOS

É muito difícil versar sobre costumes e conceitos, visto que, cada um é cada um e, que duas pessoas não pensam iguais mesmo que sejam gêmeos univitelinos. Assim é que vivi uma experiência que veio corroborar o que penso a respeito: " As pessoas em sua maioria implicam com aquilo que sai do lugar comum, isto é, emitem conceitos corretivos como se donos fossem da verdade. Não aceitam que se quebrem regras ou conceitos já tidos e havidos como certos e, assim procedendo se tornam juízes de causas que não lhes dizem respeito. O que aconteceu comigo?, deverá estar perguntando com extrema curiosidade o querido leitor e, eu lhe respondo:
Por muitos anos sofri de doença renal. Para ser mais preciso, Cálculo Renal. Tal adversidade me levou a operar o Rim direito 3 vezes e alguns anos atrás por motivo de uma " pedra" que teimava em não se desalojar do ureter, fui obrigado a usar uma sonda " duplo J" por vários meses e a tomar diariamente antibióticos fortíssimos. Convivi com esta " pedra" por dias e noites a fio; tive muitas cólicas e aborrecimentos até que num feliz dia, em São paulo o Dr. Renato Panhoca a tirou e me deu a paz, me livrando do martírio. Enquanto estava com a " pedra" as pessoas amigas e familiares se condoíam da minha situação, porém, encaravam com normalidade o meu desconforto. Ser portador de uma " pedra " no rim, não as chateavam e nem as agrediam. Diziam; " É normar carregar uma " Pedra" no rim. Muita gente já passou e passa por isto.", ou seja a sociedade encara como mormal uma situação de doença.
Pois bem, um belo dia, resolvi colocar uma "pedra" na orelha, ( agora tinha duas) mais precisamente um brilhante e custou muito $. A partir de então começaram os meus problemas. Tanto pessoas do meu circulo mais íntimo, quanto amigos chegados e distantes passaram a me criticar como se eu tivesse cometido um crime infame, sem perdão.( raras pessoas aceitaram a quebra de uma morma: homem colocar brinco) . Convivi com mais esta pedra até o dia em que achei que devi tirá-la. Por minha livre e expontânea vontade. Deste breve desabafo fica a seguinte conclusão: As pessoas se sente bem em se solidarizar com a dor, mas, não se sentem à vontade em compartilhar com a felicidade.
Aos navegantes e donos de uma moral ( ou falsa moral) aviso: Vou colocar a "pedra" renal que tanto tempo me atormentou em um brinco e, após, pendurá-l0 em minha orelha.
Ah, o melhor de tudo é que não precisarei usar antibióticos, só um galho de arruda atrás da outra orelha.

Soneto Inconcluso ( Sem Título)

Reverbera o esplendor do teu rosto
Em raios que se espraiem pelo universo.
Fitá-lo, faz-me esvair em rios de gosto
E, navegante, navego em sonhos que não desperto.


Dos olhos
desmaio e sinto
Rebrilham em sintonia
e, absorto choro.


Reverbera dos teus lábios
E as estrelas de fulgor.
Sinto e sei que sinto o palor.

Infelizmente, a inspiração alçou voo de mim. Não consegui encontrar motivos para terminar este soneto. As estrofes estão incompletas. Os versos estão capengando. Quem sabe, você, caro leitor, poderá terminá-lo para mim, ou, um dia, uma noite, uma madrugada encontrarei novamente a inspiração ou, ela me encontrará... Quem sabe!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

BBB 10 & ARTIFICIALIDADE

Mais uma vez (ARRE!!), a rede Global nos penitencia com o programa mais superficial e chato da TV: BBB10. É impossível, a não ser por castigo, assistir a um capítulo deste famigerado "reality show". Às vezes chego a pensar que os " todos poderosos" da rede globo nos têm como seres desprovidos de inteligência e de emoções, caso contrário, retirariam-no do ar... mas, está lá para quem quiser ver( e muita gente vê). Não é o meu caso. Aliás, nem o Jornal Nacional tenho assistido, pois, se " torcê-lo", sangra. Aos meus amigos que acompanham este blog, sugiro que nos horários do JN, da novela das 8 e do BBB10, leiam um bom livro; escutem uma bela música, ou, saiam para fora da residência e contemplem a Natureza ( o céu, as estrelas, as nuvens e os viventes da noite) e, assim darão um presente a alma e ao espírito e certamente terão uma excelente noite e claro, um excelente sono com bons sonhos.
BBB10 é sinônimo de pesadelos.
É a minha opinião.

AMY WINEHOUSE & DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL

Vá se entender as celebridades. A famosa e "popstar" cantora Amy Winehouse, foi declarada culpada nesta Quarta Feira por agressão no mês de Dezembro ao gerente do Teatro onde estava sendo encenada uma peça teatral infantil, Milton Keines, que tentou acalmá-la após a mesma se exaltar e falar diversos palavrões junto à platéia. Foi setenciada a dois anos de prisão, porém, ficando em liberdade condicional e a pagar uma indenização de 185 libras ( mais ou menos $540,00). Caso ela provoque outro escândalo com agressão física, deverá cumprir a pena em regime fechado.
Fica a pergunta: O que motiva uma celebridade a viver constantemente em situações embaraçosas e vexatórias? Dinheiro e admiração não lhe faltam. Possuem tudo ou quase tudo que o dinheiro pode comprar. Vivem rodeados de fãs e são paparicados as 24 horas do dia.
Talvez, e acredito que o motivo esteja na intricada rede de neurônios que formam o cérebro.Os bilhões e bilhões de células nervosas, no caso em questão, devem em algum momento ou frequentemente entrarem em colisão, provocando as descargas de mau humor que a acompanham. Vem daí o uso indiscriminado de substâncias químicas procurando atenuar o fenômeno, o que leva sempre à dependência e fatalmente à consequências mais sérias.
Felizes e agradecidos a Deus devem ser aqueles que atingem o sucesso e permanecem dentro de sua normalidade.
Que Deus se apiede da cantora Amy Winehouse fazendo-a encontrar a paz que parece que há muito ela não a têm.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DRA. ZILDA ARNS: A MORTE PELA PAZ

Dra. Zilda Arns encontrou a morte quando pregava a paz e, dentro de uma igreja. É um paradoxo: encontrar a morte quando pregava a paz. Pessoa de altíssima reputação no desencadeamento de ações que visem combater a pobreza e dar uma melhor qualidade de vida para seus semelhantes, na trajetória de sua vida sempre se viu envolvida com projetos sociais de ampla repercussão tanto nacional, quanto, internacional. Assim é, que, fundou a PASTORAL DA CRIANÇA, onde milhares de crianças foram e são atendidas em suas necessidades mais prementes: educação, alimentação e inclusão na sociedade; a PASTORAL DO IDOSO, atendendo os idosos que, em sua quase totalidade nas regiões subdesenvolvidas são entregues à própria sorte( quando as têm). Dra. Zilda, mulher de caráter ALTRUÍSTA, dedicou a maior parte de sua bela existência às causas sociais, levando consolo e um pouco mais de esperança às classes desfavorecidas; um dos problemas cruciais do nosso Brasil. Como ela também se dedicaram a proporcionar uma vida mais digna a seus semelhantes personalidades como: Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Padre Cícero ea tantos outros abnegados por este mundo afora.
Dra. Zilda Arns, que Deus a receba e lhe recompense dando-lhe a paz eterna por tudo que a Senhora fez pelos seus semelhantes; morreu num país distante, um dos mais pobres, senão o mais pobre das Américas, o HAITI, dentro da igreja, quando espalhava a todos o seu carinho, amor e esperança.
Descanse em paz!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

JOSÉ ARRUDA E ASSECLAS & SÍSIFO

Conta a Mitologia Grega que Sísifo foi o mais astuto dos mortais. Era tão hábil em enganar os seus opositores que despertou a ira de vários deuses. Chegou por duas vezes a enganar a morte e, este ludibrio o fez ser sentenciado pela mesma para sofrer um castigo: Foi condenado pelo resto de sua existência a rolar uma enorme pedra de mármore encosta acima e, toda vez que atingia o cume, a pedra se soltava e rolava até o início da montanha e, ele iniciava novamente a empreitada. Tanto é que quando temos uma tarefa ou algo que não conduz a nada, denominamos como sendo um " Trabalho de Sísifo".
Fazendo uma analogia simples posso afirmar de que a condenação de José Arruda e seus asseclas fatalmente se tornará num " Trabalho de Sísifo", isto é, não acontecerá. Os "Sísifos" em questão são também astuciosos e finos de lábia. Como todos bons malandros que se prezem, procurarão enganar a tudo e a todos. O Zé Arruda, chefe da gangue já começou dando início a malandragem perdoando seus opositores e pedindo perdão para aqueles que se sentem ofendidos. ( Os brasilienses e a sociedade brasileira), sabendo de antemão que nada lhe acontecerá. É uma pena
pois, todos queremos vê-los pagar tanta ladroagem de alguma forma. Que maravilhoso seria se num passe de mágica aparecesse em Brasilia um deus enfurecido da Mitologia Grega e condenasse tais larápios a fazerem companhia para o ardiloso Sísifo... bom, será que ele merece tão perniciosas companhias?

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PRA NÃO FALAR QUE NÃO FALEI DE MEIAS.

Sempre as entendi como uma peça do vestuário, tanto masculino quanto feminino.Desde a mais tenra idade tenho aprendido a calçar as meias quando uso sapatos ou algo similar. Assim é que, na primeira comunhão lá pelos idos da década de 50, calcei um par de meias brancas, suaves e macias que deixaram os meus pés confortáveis dentro dos sapatos novos. Pela vida afora sempre tive minha gaveta de meias e, claro, das mais diversas cores e tamanhos( meias compridas para jogar futebol). Sempre me admirei com as mulheres que usam meias em seu vestuário. Torna-as mais elegantes e por que não dizer, sensuais. Enfim, acredito que quando inventaram as meias foi pensando no bem estar da pessoa e, nada mais... Mas...
Em Brasilia, a Capital Federal, aconteceu um fato sui generes que veio jogar por terra a crença de que meias são para complementar o vestuário. E, o autor desta terrível façanha foi nada mais, nada menos do que um "nobre" representante do povo brasiliense. Para ser mais preciso vou dar nome ao "boi": LEONARDO PRUDENTE, deputado distritral e Presidente da Câmara Legislativa. E não é que o " nobre" deputado resolveu dar um atributo a mais para as meias, que não sejam adornar as pernas das belas mulheres brasileiras?, pois o meliante, quer dizer o "nobre" deputado após receber uma propina e sendo em demasia, portanto, não tendo mais bolsos para guardá-la, não é que encontrou uma maneira engenhosa de colocar a sobra dentro das meias? Qualquer pessoa de caráter poderia taxá-lo de "ladrãozinho vulgar; ou ladrão pé de chinelo ( nada com alusão às meias), mas, pode-se ver algo de útil no ato deste larápio. Parece-me que algumas empresas de confecção de meias já estão pensando em patentear o invento do meliante, quer dizer, do nobre deputado,produzindo em série meias com um bolso no seu lado avesso. Assim é que, pensam os empreendedores têxteis, quando o bandido( agora não estou falando do deputado Leonardo), num assalto pedir a carteira, a vítima pode entregá-la sem susto, pois, o seu dinheiro estará guardado em suas meias. Engenhoso, não é?
Deus!, até quando vamos suportar tanta roubalheira pelos "dignos" representantes do povo brasileiro?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A TODA AÇÃO, UMA REAÇÃO

A toda ação, uma reação... Esta é uma Lei clássica da Física. Infelizmente muitas pessoas não a conhecem e acham que por isto, ou seja, pela sua ignorância, podem fazer o que bem entendem que não terão resposta dos seus atos, quase ou sempre direcionados a ferir algo ou alguém... Ah, ledo engano!
Basta produzir uma ação, não importando a força ou motivo, que instantâneamente vem a reação. Às vezes, quando a ação atinge demoradamente algo , por ex., a Natureza, a reação pode demorar, mas, um dia ou outro ela se faz cumprir. Não ha escapatória. É a lei.
Hoje, infelizmente, estamos nos deparando com notícias terríveis em algumas cidades e regiões do nosso benfazejo Brasil. É a Natureza reagindo com exacerbada fúria aos incontáveis ataques que vem sofrendo já por décadas. Sem dó nem piedade, o homem tido como racional ( Já presenciou algum irracional,agredir a Natureza?), vêm sistematicamente agredindo o meio ambiente, sempre preocupado com o seu bem estar próprio. Assim é que, para aumentar o seu rebanho bovino, desmata impiedosamente e inescrupulosamente as matas, para ampliar suas pastagens, ocasionando perdas de mananciais; da mata ciliar e de centenas e centenas de espécies vegetais e animais. Joga sem o menor escrúpulo lixo e mais lixo nos rios e terrenos, não se preocupando com o destino dos mesmos: são colchões, fogões, sofás, carros velhos e toda sorte de parafernália que vivem a boiar nos córregos e rios. Emitem gases poluentes em demasia, enfim, arvoram-se de senhores absolutos do planeta e poluem, poluem e poluem, insensíveis ao futuro de seus filhos e netos.
Dói na alma e no coração presenciar pela televisão a desgraça que se abateu sobre milhares de famílias na passagem do ano. Inocentes pagando pelos pecadores. Tempestades violentas; chuvas torrenciais e longas; deslizamento em encostas de morros; trombas d água; rios transbordando e destruindo centenas de lares... É a Natureza respondendo às cicatrizes impigidas à ela pelos homens insensíveis. Há pouco tempo bombardearam a Lua, justificando estarem procurando água... E, quando a Lua reagir, como será?
E, insensíveis a tudo isto, os canalhas de colarinho branco não se cansam de roubar. Roubam despudoradamente o dinheiro que se bem aplicado poderia minimizar a dor de tantos brasileiros, que hoje, não têm onde morar e nem mesmo condições mínimas de sobrevivência. A eles, corruptos e corruptores, desejo com o coração contristado e irado que a Lei da Ação e Reação lhes seja pesada e impiedosa.
Aos brasileiros que hoje choram sua dor deixo registrado a minha solidariedade.
Que Deus em sua infinita bondade e compreensão se apiede de nós,pois, pelo andar da carruagem, as catástrofes se tornarão mais frequentes e mais aterradoras.