segunda-feira, 26 de abril de 2010

SEGUNDA LIÇÃO POÉTICA: O SONHO DE SE VIAJAR

Todos nós, humanos e mortais que somos, sonhamos sonhos mil: alguns realizáveis e outros irrealizáveis. Sonhar, até hoje pelo que se lê em artigos científicos, é uma primazia do " Homo sapiens". Dizem os filófos de que " O homem que não sonha, não vive; vegeta!", e de que " O homem é do tamanho dos seus sonhos!", ou, "Todo homem deve correr atrás do seu sonho!"
De todas as centenas e centenas de sonhos que o ser humano carrega pela sua vida, sem dúvida alguma, o de VIAJAR, povoa com mais intensidade o seu cérebro.Quem nunca se quedou em tardes faceiras, balançando numa rede, em sonhos de "viajar e conhecer novas plagasn?", de percorrer locais e caminhos nunca dantes percorridos?, de vislumbrar novas paisagens e territórios exóticos?, de deparar extasiado com o fascínio exercido por antiquíssimas construções inexplicáveis?, ou de descansar o corpo moído pelo trabalho numa alcova de uma cidade famosa um hotel cinco estrelas?... Viajar é muito bom, mas... Fica caro, muito caro viajar hoje em dia. Apesar das ofertas e pacotes de facilidades oferecidos pelas empresas de viagens quase sempre, ou sempre, fica apenas na vontade ou no sonho. Adentrar num navio que oferece comodidade e requinte mais perfeitos do que um hotel cinco estrelas, ou embarcar em um avião intercontinental ou mesmo num ônibus leito, está fora de cogitação para a grande maioria da população brasileira... mas é possível, sim, viajar e muito viajar, desde que você dê rédeas aos seus pensamentos e crie ações que permitam descobrir novos mundos, novas paisagens, novos costumes e novos mistérios... De que jeito?, deve estar se perguntando o caro leitor e, eu explico e dou as "dicas" nesta 2a. lição:
a- Lendo bons livros de aventura (custam mais barato do que uma passagem aérea) você poderá conhecer lugares nunca antes imaginados e, atuar como coadjuvante do personagem principal e viver "in loco" a magia dos territórios descritos;
b. Assistindo aos mais variados filmes: romance, aventura, ficção, drama ( custa mais barato do que uma passagem de ônibus leito) você conhecerá o mundo sem sair de sua poltrona no aconhego do lar e ao lado dos queridos familiares;
c. Dedicando algumas horas na frente do computador, acessando a Internet, você terá à sua frente o mundo por um custo baixíssimo.
Mas, se você ainda insiste em viajar, ou seja, em não ficar parado, estático, na sala de casa ou de um cinema eu lhe afirmo sem medo de errar de que você tem pela vida toda, desde o nascimento até o presente momento, viajado incessantemente e, não uma viagenzinha qualquer, mas, sim, uma viajem de proporções siderais. Como?, ora é só você pensar que faz parte de um planeta que gira e viaja pelo UNIVERSO desde que o mundo é mundo. Durante as 24 horas do dia o planeta Terra gira em torno do seu eixo ( movimento de rotação) e nos 365 dias do ano dá uma volta completa em torno do SOL ( movimento de Translação). Você teve a felicidade de estudar estes movimentos nos bancos escolares, portanto, não é nenhum bicho de sete cabeças. Durante estas viagens você é passageiro privilegiado, pois, não paga nada e se desloca de segundo em segundo em lugares diferentes neste nosso infinito UNIVERSO. Assim, concluindo, afimo de que ganhando pouco e devendo muito, somos viajantes do UNIVERSO... Sonhamos em viajar e, viajamos; basta para isso termos um pouco de poesia em nosso âmago.
Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário