quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SOBRE HIPOCRISIA

Não sei dizer o porquê, mas, me veio hoje à lembrança a minha expulsão, literalmente falando, do CAFÉ LITERÁRIO DOS MÉDICOS, que acontece na sede da APM de Taubaté e que tem por fim receber escritores e poetas do município e região. Não é necessário ser médico para participar. Por deversas vezes fui convidado pelo ilustre amigo e escritor Dr. Paulo Pereira para frequentar as reuniões. Fui em uma tarde de sábado. Fui recebido muito bem. No final o presidente solicitou que eu falasse algo de mim e declamasse um poema. Falei alguns minutos e declamei o soneto: A REVOLTA DO CÃO VIRA-LATA (REVOLTADO) DO LARGO DO AROUCHE. No momento, após terminar minha apresentação recebi palmas e me retirei para o meu futebol de todas as tardes. Grande foi a minha surpresa quando após algumas semanas recebi pelo correio uma carta do presidente que dentre outras coisas agressivas à minha pessoa, me participava de que eu não era mais aceito nas reuniões, pois, o meu soneto deixou os presentes escandalizados. Fiquei estarrecido: CENSURA INTELECTUAL EM PLENO SÉCULO 21... Pensei em responder dizendo isto e aquilo, mas, refleti e respondi apenas que: "NÃO TENHO TEMPO PARA RESPONDER TANTA BABOSEIRA " e, encerrei o incidente. Nunca mais voltei lá e, nem tenho vontade. Para ilustrar: Este meu soneto foi premiado com menção honrosa no segundo Concurso Nacional de Poesias de Colatina-ES e, faz parte da coletânea impressa pela Secretaria de Cultura do Município. Foram escolhidos 60 poemas dentre 700 poemas do Brasil, e o do Cão Revoltado... foi contemplado.
Agora vou falar de hipocrisia:
Se o autor do soneto fosse Drumond, ele seria expulso?
As pessoas que me julgaram, será que não assistem a novela das 9h?
A liberdade de expressão vale para pessoas que se arvoram de juízes e cometem atrocidades?
Seu eu tivesse declamado um poema do tipo" batatinha quando nasce...) ainda estaria lá?
Se Ari Toledo resolvesse fazer uma visita no CAFÉ LITERÁRIO de Taubaté, seria recebido como artista ou seria também expulso?
Gabriel Garcia Marques, prêmio Nobel de Literatura publicou dentre tantos o seguinte romance: " Memórias de minhas putas tristes", o termo "puta" o faria ser expulso do CAFÉ LITERÁRIO?
Ah,hipocrisia, até quando vais reinar nas mentes confusas de homens( escritores) que se julgam
donos da verdade?
Vamo banir a hipocrisia de uma vez por todas.


EIS AQUI O SONETO CAUSADOR DA MINHA EXPULSÃO DO CAFÉ LITERÁRIO DE TAUBATÉ

SONETO DO CÃO VIRA-LATA ( REVOLTADO) DO LARGO DO AROUCHE


Auau... uuuu....aaauuuuau....aaauuuauauau....
( Tarde linda... brisa fresca...ah, que paz deliciosa...)
Auuauauauau....aaauuu...uuuuuuu...auauauauaua...
( Ah, vontade de ser um pássaro para voar...voar e voar...)
Auauaua...auauaua....auuuuu...aaauuu....
( Arre!!!... começam a chegar os intrusos com suas donas ociosas)
Au...auauauau...auauauau...auauauau...uuuu
Cacete! Putos e putinhas... vêm no Largo pra mijar.)

Auuuu...auauaua...auauau...auuuuuu...
( Odeio quando correm e saltitam...parecem um bando de viados...)
Auuuu... aauuauauauau...auuuuu...auauauau...
( Coleiras prateadas... abrigos coloridos... pêlos perfumados e macios...)
Auuu...auauauaua...auauuaua...uuuuu...auauau...
( Janotas frívolos, rebolam e latem, demonstrando com o balançar dos rabos)
Auuu...auauauaua...auauauua...uuuuuuu...auauauaua...
( Imponência e superioridade a nós, vira latas esquálidos, cães vadios)

Auauauau....auauauau...auauauau...uuuuuauauauauua...
( Filhinhos de papai que a nada respeitam profanam com avilte e indiferença)
Auuuaaaaaauuu...aaauuuu...auauauauua....aaaauuuu...
( Mijando nos pedestais que ostentam bustos de personagens impolutas)
Aauauauauaua...auauauauau...uuuuaaaaauauaua...auauaua...
( Romancistas e poetas... Guardiões da Academia Paulista de Letras.)

Auuauauauaua.....auauauaua...auauauuuu...auuuuauauaua....
( Ah, saudades das tardes fagueiras e das cálidas e românticas noites)
Auuauauauua...auauauaua...auauauu...uuauauau....
( Quando extasiado de desejos, os exauria nas cadelas , em ardentes cópulas.)
Auauauauaua...auauauauuuuu...uuuuuuu....auauauauau...
( Arre!, chega de lamuriar... Vou pra praça da República... Adeus Largo do Arouche.)

2 comentários:

  1. Persona non grata, sempre ouvi falar, mas sempre em “off”, mas deste modo como o Escritor e Poeta foi tratado, chega as raias do absurdo. Poeta, não entre em desespero, nem em depressão pelo acontecido, outros gênios já passaram por isso, a eles recita o

    “POEMINHO DO CONTRA”
    ‘Mario Quintana’

    Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho!

    ResponderExcluir
  2. Amigo, um dia, cada alma encontrará presente o que fez de bem e o que fez de mal; ela almejará que haja longínquo termo entre ela e ele (ela-alma, ele-o mal cometido pela alma).
    Que a carta enviada pelos Arautos da Hipocrisia, não lhe seja motivo de desanimo, mas de alento, pois o que quer que vos seja concedido é apenas, o gozo da vida terrena.
    El Orra

    ResponderExcluir