domingo, 3 de agosto de 2014

O PROXENETA - (MINICONTO)



Vestido como um doutor, Abílio Sinfrônio, se apresentou para Ana Cândida como proxeneta. Cândida se engabelou pelo "doutor"que trazia o pomposo título de Proxeneta(Nunca soube o seu significado) e sonhou, muito sonhou. Uma noite, quando despertou para a realidade, se viu num mísero aposento, apenas uma cama e um criado mudo e à porta uma fila de homens mal-encarados e trêmulos de desejos. De moça ingênua da roça se transformou na mais requisitada prostituta da zona. O doutor, "proxeneta", ao recolher a "grana" da noite sempre lhe dava um beijo e dizia: "Amanhã, vou até um sítio buscar uma cabocla e, cofiando o bigodinho a "la Hitler" terminava dizendo: " Gente da roça é inocente, acredita em tudo, principalmente em PROXENETA."
Certa noite, ao ter em suas mãos um dicionário, Cândida, em um momento sem freguês, ficou sabendo do significado de PROXENETA :Rufião, explorador de mulheres, Cafetão.
Uma noite num acesso de fúria, quando o proxeneta dormia, bêbado como um gambá, pegou a tesoura e cortou os culhões do Proxeneta e no buraco feito na carne colocou a maçaroca de papel que rasgou do dicionário e exclamou: " Filho da Puta, nunca mais você vai engabelar outra moça inocente como eu se fazendo passar por Doutor Proxeneta", e, rindo foi até a pequena rodoviária, tomou o ônibus e voltou para o seu sítio e mais tarde, num dia ensolarado casou-se com o Sanfoneiro Ditinho Sabiá. Do Proxeneta, nunca soube mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário