quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MESA DE BILHAR!



A mesa de bilhar é linda para quem a contempla sem a alma imersa em bebidas alcoólicas. Às vezes dá-se a impressão de estarmos vendo uma planície toda verdejante à espera dos animais e insetos que dela vão se regalar em sua riqueza esplendorosa. Uma noite em que perambulava pelas ruas e vielas em busca do sono reconfortante e, que, não chegava, adentrei num bar de terceira categoria frequentado no momento por meia dúzia de homens alquebrados e desiludidos da vida. Na parede suja de pegadas de mãos também sujas um relógio preguiçoso como se fora uma gato vadio, marcava duas horas de uma madrugada pegajosa e também suja. Os homens, ou melhor alguns, debruçavam-se sobre a mesa e deixavam cair perdigotos sujos no pano verde. Ah, pensei comigo, quanto avilte para uma paisagem que poderia ser bela se eles não fossem medonhos. Apoiados na madeira de lei, vários copos americanos repousavam com seus conteúdos nauseabundos à espera que uma mosca mais afoita tombasse em seu fundo e morresse afogada... Quem sabe seria um náufrago como todos ali o eram. Sem me importar com os olhos embaçados que me olhavam, fui até o canto mais afastado da mesa, próximo do balcão do bar fétido que o barman à ninguém servia e me debrucei sobre o móvel e de olhos fechados vi o que somente eu poderia ver: Vi uma planície fecunda com uma relva verde e molhada pelo orvalho fresco da madrugada;vi também uma miríade de insetos pululando sobre as folhas tenras da grama;vi animais se refestelando com a riqueza das ervas perfumadas e, por fim, vi uma mulher nua deitada lânguidamente banhada pelos raios tremeluzentes do astro maior. Por segundos ela me olhou com seus belos olhos casatnhos e me lançou uma piscadela que me fez o mais feliz dos mortais, porém, num átimo ela se levantou e se distanciou de mim. No entanto, para o meu grande dissabor, chegou até mim um bêbado nauseabundo que com sua voz pastosa me intimou a lhe pagar uma pinga, o que o fiz, a contragosto. Quando olhei novamenta para a mesa de bilhar só contemplei algumas bolas coloridas e nada mais.Saí para a rua na silente madrugada e ao tropeçar com um gato vadio me dei conta que tudo não tinha passado de um breve sonho. Aos trancos e barrancos me dirigi para o meu soturno quarto e assim que deitei fechei os olhos para ver se trazia para mim a bela mulher... Ah, ledo engano! Só que contemplei foi uma chusma de bêbados furibundos e nauseabundos e, por um longo tempo chorei a solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário