quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ULISSES E A ILHA DAS SEREIAS

Ulisses, herói descrito na Odisséia de Homero, após longos anos longe de sua amada Penélope, retorna para seu lar, mas, antes, enfrentando terríveis montros. Em uma de suas aventuras de regresso, passa pela Ilha das Sereias. Alertado por Circe, ele se amarra no mastro da nau e manda que seus marinheiros coloquem cera nos ouvidos para não ouvirem o temível canto das sereias, pois, quem o ouvisse ficaria desprovido da razão e se atiraria nos braços das sereias. Bom, não quero me delongar mais no assunto, pois, quem quiser saber mais, basta ler a Odisséia de Homero. Quero sim, fazer aqui, uma analogia do mortal Canto das Sereias com as palavras enganosas, porém, atrativas de certas mulheres, que tais e quais as temíveis "sereias" ludibriam os incautos "marinheiros" com promessas ardilosas e sorrisos fáceis; trazendo-os quais cordeiros para o seu matadouro: Covil cheio de desavenças; falsidades; desconfianças; desamores; descompanheirismo e brigas, muitas brigas. Como os marinheiros de Ulisses me precavi quanto ao "canto das sereias" usando além de protetor de som nos ouvidos o bom senso para me distanciar o máximo possível de tais mulheres. Um dia , quem sabe, terei a sorte de Ulisses: Vencer todos os monstros que me perseguem no dia a dia e retornar ao lar e encontrar Penélope... Desistir, Jamais!

Um comentário:

  1. Poeta,não fica bem para vc assumir este papel de vítima.Pelo que ouço falar você tal qual Ulisses jà teve a sua Penélope nas mãos,enfrentou muitos montros para tê-la, e a deixou escapar.E eu te digo que poucos(inclusive eu)nâo tive esta felicidade como voce teve, de a ter encontrado Mas mesmo sabendo que a sorte não bate em nossa porta duas vezes eu te desejo sucesso

    ResponderExcluir