domingo, 14 de agosto de 2016

INFÂNCIA ... DAS COISAS QUE TENHO SAUDADES!

Neste final de domingo quando a tarde some e a noite chega com sua escuridão e seus incontáveis mistérios; quando a televisão só apresenta matérias frívolas, que nada acrescentam em nossa vida; quando os desafios da semana que está breve a nascer parecem intransponíveis; quando a "luta" árdua pela sobrevivência oprime os nossos corações, deixo a realidade tormentosa por uns instantes e passo a recordar os melhores momentos de minha também árdua mas benfazeja infância... infância passada na "ROÇA", mais precisamente no Sítio do Taquaral, no sítio dos Velosos, no Bairro do Pinheirinho e, finalmente no Sertão das Antas, todos no município de Redenção da Serra.
Era criança. Vivi esta vida entre os oito e doze anos de idade.
O que recordo com saudade e com um desejo enorme de voltar no tempo... ser criança novamente e me sentir livre para o que de melhor aconteceu comigo?
RECORDO:

1. O cheiro adocicado e penetrante do capim gordura quando eu ia buscar as vacas no pasto para a ordenha diária;
2. O leite quente e espumoso da vaca Favorita que espirrava na caneca de alumínio contendo no fundo um pouco de açúcar com uma pitada de chocolate em pó (tinha que economizar para que durasse o maior tempo possível.Chocolate era uma raridade);
3. O banho diário na Bica feita de Embaúba, onde escorria a água que vinha do grotão que chegava fria e prateada;
4. A pescaria de lambaris na lagoa após terminar as tarefas diárias ( raspar o esterco do curral, tratar do gado; tratar dos porcos e galinhas etc.);
5. Os mergulhos no ribeirão que serpenteava pelas árvores e matos rasteiros;
6. O almoço em que Mamãe fazia no prato de ágate um delicioso "sortido" onde nunca faltou um ovo frito de gema amarela, alguns torresmos e dois ou três pedaços de carne de porco tirados da lata de banha onde ficavam imersos para não estragarem;
7. Sair a cavalo para ir entregar o leite no "ponto" e me deliciar com o caminhão leiteiro do Juca Bé;
8. Após entregar o leite ir no armazém do João Corrêa para tomar um copo de água tirada da moringa com xarope de limão ou de groselha ( Sítio do Taquaral);
9. Todo dia montar a cavalo e ir até Redenção da Serra para estudar no quarto ano do Grupo Escolar- tinha 9 anos( um percurso de 30 km - ida e volta - Sítio dos Velosos);
10.Os momentos mágicos à beira do fogão de lenha à noite quando meu pai nos contava causos de assombração;
11. O sono delicioso e reconfortante à noite quando deitava na esteira e dormia ouvindo os pios das corujas e os mugidos das vacas chamando seus bezerros;
12. As caçadas com estilingue dos inúmeros tico-ticos que ciscavam os estrumes das vacas atrás dos bichinhos;
13. Assoar o nariz toda manhã na bica de água para tirar a "fuligem" que ficava grudada no nariz pela fumaça da luz da lamparina de querosene;
14. O primeiro sentimento de "amor" da menina vizinha do nosso sítio (Sertão das Antas - Eu tinha 12 anos) que se chamava Dorvalina;
15. A emoção quando deparava com uma cascavel no meio do samambaial ( Eu roçava o pasto toda tarde) e a matava com a foice...

Amigos, é bom eu ir parando com as minhas recordações, pois, os meus olhos já estão lacrimejando.
De tudo isto fica a assertiva: "EU ERA FELIZ E, NÃO SABIA!".

P.S. Na TV o âncora está falando dos corruptos da Lava Jato. Ninguém merece.
ARRE!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário