Ontem, estive no Shopping Via Vale, quando fiz uma visita literária à Livraria Sigma. Sem dúvida alguma é uma esplêndida Livraria. Existem livros de todas as áreas, bem como, revistas e afins. Maravilhosa é a Cafeteria com poltronas próprias para se passar ali algumas horas devorando os mais diversos autores. è importante que os Taubateanos a frequentem, pois, do contrário, poderá acontecer com as demais que não vingaram. Existe uma estatística que prova que os brasileiros não cultivam o hábito da leitura. Enquanto na Dinamarca exite uma Livraria para cada 1.800 habitantes, no Brasil, a coisa piora, sendo apenas uma Livraria, para 29.000 pessoas.
Após me deliciar pelos corredores repletos de livros acabei comprando 3 obras de um dos meus autores preferidos: DOSTOIÉVESKI, do qual tenho praticamente todos os seus livros.
Assim, é, que, comprei:
1. DUAS NARRATIVAS FANTÁSTICAS : A DÓCIL E O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO - EDITORA 34 - 123 PÁGINAS
Designadas pelo próprio autor como "narrativas fantásticas", as duas novelas aqui reunidas foram publicadas pela primeira vez nas páginas do Diário de um Escritor, publicação mensal redigida por Dostoiéveski entre 1876 e 1879.
Em A Dócil, um homem desesperado refaz, diante do cadáver da mulher, a história do seu relacionamento, tentando compreender passo a passo as razões que a levaram ao suicídio. Já em O Sonho de Um Homem Ridículo, o narradora ponto de acabar com a própria vida, adormece na poltrona diante do revólver carregado. Principia então um dos sonhos mais extraordinários da história da literatura, durante o qual Dostoiéveski anuncia a possibilidade de uma vida utópica em outro planeta antes de seus habitantes serem contaminados pelo veneno da autoconsciência.
2. A ALDEIA DE STIPÂNTCHIKOV E SEUS HABITANTES - EDITORA NOVA ALEXANDRIA - 240 PÁGINAS
Este livro destaca-se na obra de Dostoiéveskipor representar uma de suas faces mais surpreendentes como escritor: o prosador satírico, criador de personagens e narrativas cômicas e patéticas.
Ambientado numa propriedade rural do interior da Rússia, A Aldeia de Stiepântchikov e seus Habitantes narra as intrigas e confusões que se dão na convivência de uma família cercada por estranhos agregados e parasitas. No centro dos acontecimentos está Fomá Opískim , com um passado de bufão da corte, mas com a pretensão de ser considerado um grande pensador - dominado a todos com seus caprichos e excentricidades.
Com uma dicção diferente daquela apresentada em outra de suas obras, o grande autor de Crime e Castigo revela, nesta narrativa, a atormentada alma humana através das lentes do humor e da sátira mordaz, constituindo, assim, a matéria prima fundamental para a construção de alguns de seus personagens mais emblemáticos.
3. BOBÓK - EDITORA 34 - 84 PÁGINAS,
Primeiro testo de ficção publicado no Diário de um escritor, que então estreava como seção do Grajdanin, o conto BOBÓK, mais do que uma resposta genial do autor a seus críticos, é uma peça-chave do universo dostoieveskiano: aquela que concentra, como uma cápsula, as principais aspirações criativas do escritor.
Um escritor frustrado sai para se divertir e vai parar num enterro. Acaba cochilando sobre uma sepultura e, de repente, começa a ouvir vozes vindas de debaixo da terra. É em torno desta situação, entre cômica e fantástica, que se desenvolve o conto BOBÓK, de Dostoiéveski.
Já tive a felicidade de nestes dois dias ler os livros Duas Narrativas e Bobók. Recomendo-os aos meus fiéis seguidores deste blog.
Ler, Ler, Ler e Ler... Exercício salutar e necessário para o desenvolvimento do cérebro e consequentemente da inteligência.
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário