segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

FLORES RARAS E BANALÍSSIMAS - LIVRO

Acabei de ler o livro FLORES RARAS E BANALÍSSSIMAS da escitora brasileira CARMEM L. OLIVEIRA. O LIVRO TRATA do relacionamento homoafetivo entre a poetisa americana ELIZABETH BISHOP e a socialite brasileira LOTA DE MACEDO SOARES, ocorrida na década de 50 e 60. O livro deu origem ao filme de mesmo nome interpretado por Glória Pires no papel de Lota. O filme é maravilhoso.
Sobre o Livro:
Flores raras e Banalíssimas conta a história do amor de duas mulheres notáveis,tendo como pano de fundo o Brasil dos anos 50 e 60, Elizabeth Bishop, laureada poeta americana, e Lota de Macedo Soares, que legou ao Rio de Janeiro um inusitado parque, verdadeiro poema urbano, o Aterro do Flamego.
A brilhante e detalhada pesquisa de Carmem L. Oliveira revelou uma mulher de vanguarda. Dona Lota, que desafiou as mesquinharias políticas e perseguiu um sonho estético enfrentando as fortes personalidades de Carlos Lacerda e Burle Max.
Este livro, cuja primeira edição empolgou a crítica e o público,revelou Elizabeth Bishop para além de sua poesia, como mulher e arguta comentarista do Brasil. Em estilo irônico, mas permeado pela ternura, Carmem L. Oliveira criou uma obra a um tempo documental e ficcional, onde convivem felicidade e tragédia, êxito público e desastres íntimos.
Após carreira de sucesso no Brasil,o livro foi publicado nos Estados Unidos, pela editora Rutgers, em tradução de Neil Besner. A unânime e entusiástica acolhida do livro valeu-lhe o alto prestígio dos prêmios Stonewall Book, da American Library Association, e Lambda Literaty Award.
Lota e Elizabeth moraram no Rio de Janeiro, em Petrópolis e em Ouro Preto.
Recentemente a casa de Elizabeth em Ouro Preto foi vendida por 3 milhões de reais.
Um dos poemas mais famosos de Elizabeth Bishop é : "A ARTE DE PERDER".

LOTA DE MACEDO SOARES - 16-3-1910/ 25-9-1967

ELIZABETH BISHOP - 08/02/1911 - 06/10/1979

LOTA MACEDO SOARES se suicidou por amor a Elizabeth Bishop

As duas tiveram ligação homoafetiva durante o período de 1952 a 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário