sábado, 21 de novembro de 2009

SIMÃO, O CIRINEU.

Está no Novo Testamento em Mateus, 27 , versículo 32: " Ao sairem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz."
Sim, Jesus, estava cambaleando; as forças já o abandonavam e o peso da cruz só aumentava. Jesus, num esforço hercúleo tentava carregar a cruz que lhe feria os ombros. O peso descomunal causava-lhe infinda dor. A Via Crucis mostrava-se longa demais para seus titubeantes passos, e o Gólgota cada vez mais se aproximava... O látego feria-lhe as costas... O sangue e o suor se misturavam e empapavam sua mortalha. Até que, Simão, o Cirineu, lhe ajudou a carregar o pesado lenho... Simão, por um instante suavizou a terrível empreitada que os pecadores impuseram ao Homem Santo.
Na vida, pelas " Coisas da Vida " também temos as nossas cruzes. Hoje, carrego a minha e confesso que estou arqueado pelo peso que me fere o dorso. Por tantas vezes tentei afastá-la de mim, mas, em vão. Sigo a minha Via Crucis com ela impregnada em meu corpo. Meus passos, trôpegos, pedem ajuda... Oh, Senhor, será que também encontrarei pelo caminho áspero em que sigo, um Cireneu, que me ajudará com o peso da madeira?, que me ajudará a tornar a minha Via Crucis mais amena?, que me fará acreditar que conseguirei levá-la até aonde me é destinado por aquele que rege o destino do homem? Simão, por favor não demores a se aproximar de mim.
Ajude-me!, pois, creio, o sou merecedor de ti.

4 comentários:

  1. Caro poeta, analisando o texto biblico apontado, Cirineu não ajudou voluntáriamente a Jesus, mas foi "forçado" a faze-lo. E a Cruz que Jesus carregava não era D'Ele, mas minha, sua, de toda humanidade. Ajudando-o nas "coisas da vida" quero apontar um convite que o Mestre dos mestres fez e continua valendo: "vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendi de mim que sou manso e humilde coração e encontrareis descanso para vossas almas". Está registrado em Mateus 11.28. Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Poeta, quando Cristo Jesus carregou sua cruz, ele o fez por mim,por voce e por todos os seres homanos, basta aceita-lo como seu salvador, numa das minhas estadas em Jerusalem, percorri a Via Crusis, e me detive justamente por um longo tempo na 5a.estacao, gostaria de mandar a foto da 5a.estacao mas seu blog nao permite inserir foto, mas voltando ao assunto, notei que ainda bem o caro poeta nao e um adpeto a corrente abssolutista, a verdade esta em Cristo Jesus, com ele seus problemas e sofrimentos serao amenizados, ele nao promete riquezas, bens materiais, posicao social. Jesus disse, vinde a mim todos aqueles que estao cansados e ooprimidos, em outra passagem disse Eu sou a verdade e a vida, aquele que cre em mim, ainda que esteja morto vivera, portanto caro poeta, voce nao esta precisando de um Cirineu, precisa isto sim de urgentemente ter um encontro com o senhor Jesus.
    Jojoca

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo poeta,me detive por longo tempo a frente de seu texto, analizando as palvras, me transportei para o intimo do caro amigo, e pude sentir em seu lugar o julgo que deves estar a sentir e carregar, estou me revestindo de um Cirineu, ainda que pecador como todos os humanos, mas aceite meu convite, ainda hoje estarei passando em sua moradia e o levarei para ter um encontro com os ensinamentos de Jesus, nao diga nao, abra seu coracao, talves, como disse Jojoca voce tambem tera um encontro com ele. até mais amigo.
    Laercio

    ResponderExcluir
  4. "Ainda que você ande pelo vale da sombra da morte não tenha medo de nada ,porque o Senhor está contigo ele te protege e te dirige"Aldo mesmo que as vezes seja tão complicado aceitar creia,que, todos as nossas adversidades são para o nosso crescimento e eu tenho certeza que você sairá disso tudo muito mais fortalecido e inteiro em todas as áreas de sua vida.Tomara que seja a hora do encontro com Deus.Dê a você esta oportunidade de reconhecer que existe um Deus que nos trata como a "menina dos olhos"

    ResponderExcluir