quinta-feira, 5 de maio de 2016

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - GEORGE ORWEL

Eis aqui um excelente livro para se ler. Embora escrito em 1945, ele ainda é atual nos dias de hoje. Sua leitura é importante para desmascarar os Ditadores e déspotas. Aconselho aos meus bloguistas a leitura deste romance.

Sobre a Revolução dos Bichos:
Num belo dia, os animais da fazenda do Sr. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhe dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos então expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais
Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um arremedo grotesco da sociedade humana.
Publicada em 1945, A Revolução dos Bichos foi imediatamente interpretada como uma fábula satírica sobre os descaminhos da Revolução Russa, chegando a ter sido utilizada pela propaganda anticomunista. A novela de George Orwel de fato fazia uma dura crítica ao totalitarismo soviético; mas seu sentido transcende amplamente o contexto do regime stalinista. Mais do que nunca esta pequena obra-prima da ficção inglesa parece falar aos nossos dias, quando a concentração de poder e de riquezas, a manipulação da informação e as desigualdades sociais parecem atingir um ápice histórico.

Sobre o autor:
George Orwel, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Muda-se para a Inglaterra em 1911, e vai para o Internato. De 1917 a 1921, estuda no Eton College, uma das mais tradicionais escolas inglesas, onde tem aulas com o escritor Aldous Huxley. Em 1922, recusa uma bolsa para a Universidade e volta à Índia para trabalhar na polícia imperial.
Retorna à Inglaterra em 1928. Vivendo na pobreza - chega mesmo à mendicância -, vaga por Londres e Paris até meados de 1930. Em 1933, publica seu primeiro livro, "Na Pior em Paris e Londres".
Socialista, vai para a Espanha, em 1936, lutar na Brigada Internacional em apoio ao recém-eleito governo popular. "Lutando na Espanha" ( 1938), narra suas experiências na Guerra Civil Espanhola. Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwel trabalha como correspondente de guerra para a BBC. Em 1945, publica a Revolução dos Bichos, até hoje sua obra mais popular. Outro livro conhecido em todas as línguas é seu romance 1984 (1949), uma sátira pessimista sobre a ameaça de tirania política no mundo.
George Orwel mOrreu em 1950, na Inglaterra, em consequência de uma tuberculose. Entre outras obras, escreveu também Dias na Birmânia (1934), O Caminho de Wigan (1937) e Por Que Escrevo (1946).

GEORGE ORWEL = A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - 94 PÁGINAS.
BIBLIOTECA FOLHA
TEXTO SOBRE O ROMANCE : MAURÍCIO SANTANA DIAS
TEXTO SOBRE O AUTOR : BANCO DE DADOS DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário